Um Estudo empírico sobre a configuração das receitas e despesas em um município de grande porte do Estado da Bahia

Autores

  • Cláudia Ferreira Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Eugênio Lima Mendes Universidade Estadual de Feira de Santana
  • José Renato Sena Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Luiz Ivan Santos Silva Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i1.3379

Palavras-chave:

Receita, Despesa, Orçamento Municipal.

Resumo

Esse estudo de natureza descritiva teve como objetivo principal investigar a configuração das receitas e despesas, respectivamente sob os pontos de vista da autonomia financeira e das preferências alocativas no município de Feira de Santana – BA no período de 1997-2004. O estudo de caso teve como base principal os dados relativos às finanças municipais disponíveis na homepage da Secretaria do Tesouro Nacional. O referencial teórico aborda o orçamento público, a despesa e a receita no contexto político do orçamento. As análises foram feitas comparando-se as duas gestões compreendidas no período em estudo. Os principais resultados revelam que o município de Feira de Santana apresentou reduzida autonomia financeira (receita própria), com significativa dependência dos recursos provenientes de transferências intergovernamentais, embora tenha diminuído na segunda gestão (2001-2004). Quanto às despesas, essas se apresentaram significativamente comprometidas com as atividades de manutenção da estrutura municipal, embora se tenha verificado diminuição percentual em relação à primeira gestão (1997-2000). Isso possibilitou a destinação de maior fatia dos recursos orçamentários para os investimentos. A análise das despesas por função indica uma maior preferência dos gastos na área social, sobretudo saúde, educação e habitação, sendo que os números observados apresentam-se mais expressivos na segunda gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Ferreira Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC/UFRJ); possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia (UEFS).

Eugênio Lima Mendes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana.

José Renato Sena Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu, professor da Escola de Negócios do Estado da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana, Gerente de Finanças e Contabilidade da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Luiz Ivan Santos Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Especialista em Gestão Empresarial e Mestre em Ciências Contábeis FVC. Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Faculdade Anísio Teixeira, Diretor de Planejamento/SEPLAN da Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Downloads

Publicado

2009-07-05

Como Citar

Cruz, C. F., Mendes, E. L., Oliveira, J. R. S., & Silva, L. I. S. (2009). Um Estudo empírico sobre a configuração das receitas e despesas em um município de grande porte do Estado da Bahia. Revista De Contabilidade Da UFBA, 3(1), 72–87. https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i1.3379

Edição

Seção

Artigos