Avaliação de Empresas: Um Estudo Bibliométrico sobre as Publicações Qualis A de 1998 A 2008 no Brasil

Autores

  • Rodrigo Marciano da Luz Universidade Regional de Blumenau
  • Clesia Ana Gubiani Universidade Regional de Blumenau
  • Wanderlei de Lima Paulo Universidade Regional de Blumenau
  • Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i1.3279

Palavras-chave:

Bibliometria, Avaliação de Empresas, Qualis A

Resumo

No cenário de crescente competitividade, em que frequentemente ocorrem cisão, incorporação de empresas, compra e venda de negócios, a avaliação de empresas é uma área da contabilidade financeira que está em expansão. O objetivo deste trabalho é verificar o que foi publicado sobre Avaliação de Empresas no Brasil, no período de 1998 a 2008, em eventos nacionais de classificação A de acordo com a Qualis/Capes. Com intuito de verificar as publicações sobre avaliação de empresas, realizou-se um estudo descritivo por meio de pesquisa bibliométrica, com abordagem quantitativa. Os resultados apontaram que 2003 foi o ano em que mais houve publicações que versaram sobre avaliação de empresas. Das publicações feitas 40% foram realizadas por dois autores e 26% por três ou mais autores, prevalecendo a autoria de mais de um autor nos artigos analisados. Também se verificou que 63% das publicações realizadas no período analisado foram produzidas por autores ligados à USP. Quanto ao tipo de estudo e coleta de dados, observou-se que 60% dos trabalhos foram empíricos e 40% teóricos. O método de avaliação de empresas mais abordado nos artigos foi o Fluxo de Caixa Descontado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Marciano da Luz, Universidade Regional de Blumenau

Mestrando em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Clesia Ana Gubiani, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Wanderlei de Lima Paulo, Universidade Regional de Blumenau

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Downloads

Publicado

2009-07-05

Como Citar

da Luz, R. M., Gubiani, C. A., de Lima Paulo, W., & Buzzi Rausch, R. (2009). Avaliação de Empresas: Um Estudo Bibliométrico sobre as Publicações Qualis A de 1998 A 2008 no Brasil. Revista De Contabilidade Da UFBA, 3(1), 34–45. https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i1.3279

Edição

Seção

Artigos