Governança Corporativa e Desempenho em Instituições Privadas de Ensino Superior: Um Estudo de Caso em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v2i3.3269Palavras-chave:
Governança corporativa. IES. Estrutura de propriedade. Controle.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de um estudo de caso sobre uma Instituição de Ensino Superior – BETA, que visou analisar as relações entre a estrutura de propriedade e controle e as práticas de governança corporativa com o desempenho. O trabalho estuda essa relação a partir de uma abordagem qualitativa. Para obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, junto aos principais dirigentes da instituição de ensino, e procedidas visitas para coleta de dados do período de 2002 a 2005. Outros dados foram obtidos nos sítios do Ministério da Educação e Cultura e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira na internet. Os resultados apontam a existência de relações entre a governança corporativa na instituição de ensino superior e seu desempenho. A instituição pesquisada instituiu comitês para auxiliar a administração e, em curto espaço de tempo, apresentou melhora representativa em seus resultados. Por outro lado, não foi possível verificar, com tanta nitidez, uma relação direta entre a governança corporativa e o desempenho acadêmico na instituição pesquisada, o que não significa que ela não exista. O trabalho contribui com o debate sobre as práticas de governança corporativa nas instituições de ensino superior e com fortes indicativos da relação entre governança e desempenho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-01-17
Como Citar
Santos, A. P. dos. (2008). Governança Corporativa e Desempenho em Instituições Privadas de Ensino Superior: Um Estudo de Caso em Minas Gerais. Revista De Contabilidade Da UFBA, 2(3), 79–94. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v2i3.3269
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.