A Influência das Relações Sociais na Eficiência Individual das Organizações em Arranjos Produtivos
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v2i3.3265Palavras-chave:
Relações sociais. Arranjos produtivos. Eficiência.Resumo
Este artigo analisa arranjos produtivos, considerando que as relações sociais, internas e externas, influem na eficiência das organizações. A base destas relações é a confiança, baseada em características, processos e instituições, que é ao mesmo tempo elemento formador e estruturador do conjunto de relações. Foram estudadas 53 empresas do setor de curtumes da cidade de Estância Velha, sendo citadas ao todo 250 empresas, em estudo quantitativo em que se utilizou a metodologia de análise de redes sociais. Os resultados obtidos permitem identificar que tanto a eficiência, quanto o índice relacional construído para a análise aumentam em função do aumento do porte da empresa; da antiguidade da organização; do aumento da escolaridade do empresário; da atividade exportadora da empresa. Observou-se ainda que a eficiência não se altera pelo fato do empresário residir ou não na cidade, mas seu nível de relações é maior entre aqueles que habitam a cidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-01-16
Como Citar
Reyes Júnior, E. (2008). A Influência das Relações Sociais na Eficiência Individual das Organizações em Arranjos Produtivos. Revista De Contabilidade Da UFBA, 2(3), 4–19. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v2i3.3265
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.