Contratos Futuros de Taxa de Juros e Política Monetária: Uma Visão Pós-Keynesiana
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v2i2.3248Palavras-chave:
Derivativos, Taxas de juros, política monetária.Resumo
Este trabalho discute o papel dos derivativos – mais especificamente dos contratos futuros de taxas de juros – na determinação das taxas de juros de curto e de longo prazo. Mudanças na taxa de juros iniciadas pelo banco central são transmitidas para outras taxas através dos efeitos substituição e expectativas. A existência de derivativos de taxas de juros – particularmente contratos futuros de taxas de juros – pode afetar a determinação da taxa de juros pelo menos de duas maneiras: primeiramente, elevando a substitutibilidade dos ativos. Os derivativos podem ainda afetar a velocidade e extensão pela qual variações na taxa de juros de curto prazo são transmitidas ao longo do espectro de maturidade de taxas de juros. Em segundo lugar, os derivativos de taxa de juros podem afetar o efeito riqueza resultante da ação da política monetária.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-08-01
Como Citar
Bezerra, R. S. (2008). Contratos Futuros de Taxa de Juros e Política Monetária: Uma Visão Pós-Keynesiana. Revista De Contabilidade Da UFBA, 2(2), 15–28. https://doi.org/10.9771/rcufba.v2i2.3248
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2008 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.