ENSINO DE CONTABILIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Natielli Pereira Santos Cabral Universidade Federal de Uberlândia
  • MARIA ELISABETH MOREIRA CARVALHO ANDRADE Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0002-4176-9153

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v13i1.27705

Palavras-chave:

Normas de Contabilidade, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Instituições de Ensino Superior

Resumo

Este estudo teve como objetivo, analisar se os conteúdos de ensino do Curso de Ciências Contábeis existentes nas IES do Estado de Minas Gerias, estão alinhados ao proposto pelas Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público - NBCASP. Para tanto, seguiu-se o modelo proposto por Maciel et al. (2015), com a criação do Índice de Aderência - INBCASP. A amostra foi formada por 32 IES Mineiras com o curso na modalidade presencial, perfazendo um percentual de 47% das IES. A coleta foi de abril a outubro de 2016.  Foi utilizada a estatística descritiva e análise das diferenças entre as médias com o uso da Anova. Os resultados revelaram um índice de aderência de 40,9%. Portanto, é preciso uma atualização das IES de Minas Gerais com o objetivo de preparar os discentes para as exigências do mercado de trabalho. Vale ressaltar que mais normas entraram em vigor em janeiro de 2017 e mais uma vez demandará ajustes nas grades curriculares do ensino de Contabilidade Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natielli Pereira Santos Cabral, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Ciências Contábeis

MARIA ELISABETH MOREIRA CARVALHO ANDRADE, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Doutora em Ciências pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo - FEA/USP (2015). Mestre em Ciências: área Controladoria e Contabilidade (2010) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atua no curso de Ciências Contábeis (graduação e pós graduação) (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2019-02-08

Como Citar

Cabral, N. P. S., & CARVALHO ANDRADE, M. E. M. (2019). ENSINO DE CONTABILIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 13(1), 63–83. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v13i1.27705

Edição

Seção

Artigos