O Impacto do Relato Integrado no Value Relevance das Empresas Participantes do Programa Piloto no Brasil

Autores

  • Arthur Barros Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - Universidade Federal de Pernambuco
  • Danielly Frazão Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - Universidade Federal de Pernambuco
  • Luiz dos Anjos Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - Universidade Federal de Pernambuco
  • Joás Aquino Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i3.26696

Resumo

O presente estudo teve como objetivo examinar se o value relevane das informações contábeis divulgadas pelas organizações pertencentes ao programa piloto do International Integrated Reported Council no Brasil aumentou após a adoção Relato Integrado. Utilizou-se como base de dados para a realização da pesquisa os dados das demonstrações contábeis das empresas coletados por meio do software Economática® no período de 2009 a 2016. A metodologia aplicada consistiu no emprego de dados em painel utilizando do modelo de efeitos fixos. Os resultados encontrados rejeitam a hipótese proposta neste trabalho a qual afirma que a adoção do relato integrado aumenta o nível de value relevance das informações divulgadas pelas empresas, mostrando uma associação negativa entre a divulgação do relato integrado com o value relevance das informações contábeis. Esses achados permitem interpretar que o mercado não absorveu o conteúdo informacional do relato integrado de forma como proposta pelos seus criadores e defensores.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Barros, A., Frazão, D., dos Anjos, L., & Aquino, J. (2018). O Impacto do Relato Integrado no Value Relevance das Empresas Participantes do Programa Piloto no Brasil. Revista De Contabilidade Da UFBA, 12(3), 43–64. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i3.26696

Edição

Seção

Artigos