Mapeamento dos Métodos Quantitativos Utilizados no Congresso Anpcont (2007-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i3.26342

Palavras-chave:

Epistemologia. Métodos Quantitativos. Congresso ANPCONT

Resumo

Este estudo buscou mapear as técnicas estatísticas empregadas em nove edições do congresso promovido pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT). A partir da perspectiva epistemológica de Japiassu (1992), analisaram-se 637 artigos sob a ótica de cada linha de pesquisa: Controladoria e Contabilidade Gerencial (CCG); Contabilidade para Usuários Externos (CUE); Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC) e Mercados Financeiro, de Créditos e de Capitais (MFCC). É um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, de natureza revisional. Os achados indicam que o congresso possui orientação predominantemente quantitativa. Na área de CCG o teste mais aplicado foi o Teste t/t de student. Nas áreas de CUE e MFCC predominou uso de correlação. Na linha de EPC a técnica mais usada foi o Qui-Quadrado. Em linhas gerais, foram encontradas 198 técnicas, compostas por 30 técnicas principais, 14 autônomas, 148 acessórias e 6 classificadas em outros grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Hosser, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (2012). Especialização em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rio Grande (2015). Cursando MBA em gestão estratégica de Negócios na UFPEL. Atualmente é Analista Contábil - Safras e Cifras A e C Contábil Ltda.

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT-FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG) e coordenador do programa de Mestrado Acadêmico em Contabilidade do FURG. Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública e Exame de Suficiência do CFC Comentado. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Geral e Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade pública, transparência, tecnologias da informação e comunicação na educação, finanças, pesquisa em contabilidade e organizações do terceiro setor.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Hosser, C., Cruz, A. P. C. da, & Quintana, A. C. (2018). Mapeamento dos Métodos Quantitativos Utilizados no Congresso Anpcont (2007-2015). Revista De Contabilidade Da UFBA, 12(3), 153–174. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i3.26342

Edição

Seção

Artigos