Beta Contábil Versus Beta CAPM: Uma Investigação Empírica no Mercado Financeiro Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v2i1.2605Palavras-chave:
Beta contábil, Beta CAPM, Mercado Financeiro BrasileiroResumo
Uma das questões, atualmente discutidas na Moderna Teoria de Finanças diz respeito à avaliação do risco e do retorno no processo de decisão de investimento. Levando-se em conta as premissas desta Teoria, um dos parâmetros de avaliação do risco é através do “beta” extraído do modelo CAPM. No entanto, o desenvolvimento teórico deste modelo está totalmente embasado em uma dinâmica de mercado acionário forte, o que dificulta a sua plena aplicação em mercados com predominância de empresas com Capital Fechado, como o brasileiro. Por outro lado, vem desenvolvendo-se alternativas, na literatura, para esta problemática, e uma delas é o que se convencionou chamar de Beta Contábil, devido a utilização da informação contábil para sua concepção. Diante deste contexto, o artigo em tela teve por objetivo verificar a hipótese da utilização do Beta Contábil em substituição do Beta CAPM para empresas de capital fechado. Para tanto, foi utilizado um estudo empírico, através de prova não-paramétrica Mann-Whitney U, em ações de empresas do setor siderúrgico e metalúrgico extraídos do Banco de Dados da Consultoria Economática, no período de 2001 a 2005. Concluiu-se, por fim, através dos resultados obtidos, que o Beta Contábil substitui significativamente, o Beta CAPM, para a amostra selecionada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-05-01
Como Citar
Rodrigues, R. N., Libonati, J. J., Silva, F. D. C. da, & Pereira, D. M. V. G. (2008). Beta Contábil Versus Beta CAPM: Uma Investigação Empírica no Mercado Financeiro Brasileiro. Revista De Contabilidade Da UFBA, 2(1), 40–51. https://doi.org/10.9771/rcufba.v2i1.2605
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2008 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.