Precificação e Valor: Um Estudo sobre a Influência da Força das Marcas

Autores

  • Roberto Brazileiro Paixão Universidade Salvador - Unifacs
  • Adriano Leal Bruni Universidade Salvador - Unifacs
  • César Valentim de Oliveira Carvalho Júnior Universidade Salvador - Unifacs

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v2i1.2604

Palavras-chave:

Preço, Força de marca e Valor.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre duas variáveis: preço e força de marca. A precificação, enquanto variável mercadológica, faz com que o consumidor tenha outras associações com o produto, além da simples visão de custo de aquisição. Sendo assim, a aplicação de preços deve focalizar a maximização dos benefícios dessas associações, tendo em vista os resultados da empresa. Tem-se que os preços superiores de produtos ou serviços são conseqüências de estratégias de diferenciação, destacando-se as que reforçam a força da marca. A pesquisa analisou dados de preços coletados de 51 categorias de produtos e do ordenamento da força da marca para cinco marcas de cada categoria. Objetivou-se analisar as associações entre os preços cobrados e a força das marcas. Os testes estatísticos do qui-quadrado e de correlação não paramétrica de Kendall e Spearman não permitiram concluir que preços superiores estão associados a marcas mais fortes, para a maioria das categorias. A análise de conglomerados permitiu visualizar que existem marcas fortes que cobram preços superiores, marcas fortes que cobram preços mais baixos, marcas com baixa força e que cobram preços superiores e marcas com baixa força que cobram preços mais baixos, além das que adotam uma estratégia intermediária. Sugere-se que outras variáveis, além das duas estudadas, influenciem a decisão de preço, como o volume de vendas, o ponto de venda, dentre outras.

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Biografia do Autor

Roberto Brazileiro Paixão, Universidade Salvador - Unifacs

Mestre em Administração pela Universidade Salvador (UNIFACS) e Professor da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime). E-mail: rbpaixao@yahoo.com.br (responsável pela troca de correspondência). Endereço: Rua dos Colibris, n. 79, sala 404, Imbuí, Salvador, Bahia. CEP 41720-060.

Adriano Leal Bruni, Universidade Salvador - Unifacs

Professor Doutor do Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Salvador (UNIFACS). Mestre e Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). E-mail: albruni@infinitaweb.com.br. Endereço: Rua Doutor José Peroba, n. 251 (Mestrado em Administração), Stiep, Salvador, Bahia. CEP 41770-235.

César Valentim de Oliveira Carvalho Júnior, Universidade Salvador - Unifacs

Mestre em Administração pela Universidade Salvador (UNIFACS). E-mail: cesarjvalentim@terra.com.br. Endereço: Rua Doutor José Peroba, n. 251 (Mestrado em Administração), Stiep, Salvador, Bahia. CEP 41770-235.

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Publicado

2008-05-01

Como Citar

Paixão, R. B., Bruni, A. L., & Carvalho Júnior, C. V. de O. (2008). Precificação e Valor: Um Estudo sobre a Influência da Força das Marcas. Revista De Contabilidade Da UFBA, 2(1), 30–39. https://doi.org/10.9771/rcufba.v2i1.2604

Edição

Seção

Artigos