Uma Análise Multidimensional dos Projetos Brasileiros de MDL – Mecanismos de Desenvolvimento Limpo
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v2i1.2602Palavras-chave:
contabilidade, custo-benefício, gestão socioambientalResumo
Após o Protocolo de Quioto, muitas empresas vêm aderindo a esse acordo internacional para a redução de emissão de gases poluentes, ou seja, adequando suas atividades operacionais, por meio de projetos ambientais. Dado o volume de projetos apresentados por empresas brasileiras, segundo estatísticas do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), buscou-se, nesse artigo, analisar as várias dimensões dos projetos e suas inter-relações, bem como os fatores motivadores para sua criação e desenvolvimento. Na realização das análises, foram utilizadas três perspectivas dos projetos: transferência social; proteção ambiental e ganhos financeiros e econômicos. Os projetos analisados fazem parte do quadro dos projetos ambientais aprovados no MCT. A metodologia utilizada para análise foi o estudo de caso exploratório com a técnica de multicasos. Os resultados encontrados, embora não possam ser generalizados, conduzem a conclusão de que os projetos não apresentam explicitamente seus impactos sociais, as informações são apresentadas de maneira generalista, a quantificação dos níveis de redução de emissão de gases não é explicita de modo geral, bem como suas metodologias de apuração. No entanto, um dos pontos fortes dos relatórios é a ênfase na adoção de novas tecnologias baseadas num modelo de desenvolvimento limpo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-05-01
Como Citar
Ribeiro, M. de S., Resende, A. J., & Dalmácio, F. Z. (2008). Uma Análise Multidimensional dos Projetos Brasileiros de MDL – Mecanismos de Desenvolvimento Limpo. Revista De Contabilidade Da UFBA, 2(1), 14–29. https://doi.org/10.9771/rcufba.v2i1.2602
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2008 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.