CONDICIONANTES DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DE NATUREZA ACADÊMICA, DEMOGRÁFICA E ECONÔMICA.

Autores

  • Jesusmar Ximenes Andrade UFPI
  • Luís João Corrar USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v1i1.2581

Palavras-chave:

estudantes de contabilidade, desempenho, variáveis de impacto.

Resumo

O presente estudo examina os efeitos de variáveis de natureza acadêmica, demográfica e econômica e como elas estão relacionadas com o desempenho dos estudantes dos cursos de contabilidade do Brasil. O procedimento metodológico utilizado nesta pesquisa foi o de desk research. A base examinada consistiu de uma população de 22.662 estudantes de graduação de Contabilidade que prestaram um exame de larga escala para avaliação do ensino superior brasileiro. As descobertas indicam que todas as variáveis incluídas no estudo, a exceção da condição racial, têm relação com o desempenho dos alunos, entretanto, as relações existentes demonstraram-se fracas. Testes de médias realizados indicam que todas as variáveis, a exceção da freqüência de utilização da biblioteca, revelam-se importantes para o desempenho dos alunos. As implicações desses efeitos e dessas influências sobre o desempenho são de grande importância para as Instituições de Ensino Superior (IES), bem como para professores de contabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesusmar Ximenes Andrade, UFPI

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo-USP (2002-2004) e DOUTORANDO em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo-USP (2007-atual). Atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí-UFPI (Teresina-PI).

Luís João Corrar, USP

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1990) . Atualmente é Professor da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2008-01-03

Como Citar

Andrade, J. X., & Corrar, L. J. (2008). CONDICIONANTES DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DE NATUREZA ACADÊMICA, DEMOGRÁFICA E ECONÔMICA. Revista De Contabilidade Da UFBA, 1(1), 62–74. https://doi.org/10.9771/rcufba.v1i1.2581

Edição

Seção

Artigos