CONDICIONANTES DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DE NATUREZA ACADÊMICA, DEMOGRÁFICA E ECONÔMICA.
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v1i1.2581Palavras-chave:
estudantes de contabilidade, desempenho, variáveis de impacto.Resumo
O presente estudo examina os efeitos de variáveis de natureza acadêmica, demográfica e econômica e como elas estão relacionadas com o desempenho dos estudantes dos cursos de contabilidade do Brasil. O procedimento metodológico utilizado nesta pesquisa foi o de desk research. A base examinada consistiu de uma população de 22.662 estudantes de graduação de Contabilidade que prestaram um exame de larga escala para avaliação do ensino superior brasileiro. As descobertas indicam que todas as variáveis incluídas no estudo, a exceção da condição racial, têm relação com o desempenho dos alunos, entretanto, as relações existentes demonstraram-se fracas. Testes de médias realizados indicam que todas as variáveis, a exceção da freqüência de utilização da biblioteca, revelam-se importantes para o desempenho dos alunos. As implicações desses efeitos e dessas influências sobre o desempenho são de grande importância para as Instituições de Ensino Superior (IES), bem como para professores de contabilidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-01-03
Como Citar
Andrade, J. X., & Corrar, L. J. (2008). CONDICIONANTES DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DE NATUREZA ACADÊMICA, DEMOGRÁFICA E ECONÔMICA. Revista De Contabilidade Da UFBA, 1(1), 62–74. https://doi.org/10.9771/rcufba.v1i1.2581
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2007 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.