TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: O QUE MUDOU DEPOIS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM SEIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR.
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v1i1.2579Palavras-chave:
Lei de Responsabilidade Fiscal, transparência, administração pública, Região Metropolitana de SalvadorResumo
O objetivo desse artigo é apresentar o estudo exploratório realizado em seis municípios selecionados na região metropolitana de Salvador, a fim de conhecer como está se concretizando a transparência, com ênfase na abertura à participação popular, na administração pública local após o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Para tanto, após efetuar revisão da literatura por meio de uma pesquisa bibliográfica baseada em fontes que versam sobre o assunto, efetuamos a coleta de dados empíricos, para a análise de conteúdo, em duas fontes de evidências, quais sejam: entrevistas realizadas com atores estratégicos do Poder Executivo municipal e os Relatórios Prévios emitidos pelo Tribunal de Contas dos Municípios referentes à prestação de contas do último ano disponível no site dessa entidade – no caso 2002. Embora o artigo tenha por base uma pesquisa maior, a qual ainda está em andamento, os primeiros resultados já apontam em uma direção: há muito ainda o que fazer para que a transparência estimulada pela LRF se concretize nesses municípios.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-01-03
Como Citar
Sacramento, A. R. S., & Pinho, J. A. G. (2008). TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: O QUE MUDOU DEPOIS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM SEIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR. Revista De Contabilidade Da UFBA, 1(1), 48–61. https://doi.org/10.9771/rcufba.v1i1.2579
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2007 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.