UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE FULL COST ACCOUNTING
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i3.23878Palavras-chave:
Full Cost Accouting, Mensuração, Contabilidade SocioambientalResumo
Na medida em que os impactos socioambientais de uma empresa não são submetidos a um processo de medição formal, esses aspectos não são susceptíveis às decisões de planejamento ou da avaliação de desempenho da empresa. Essa invisibilidade econômica é a principal razão da utilização inadequada dos serviços ecossistêmicos. O Full Cost Accounting (FCA) é uma ferramenta para a mensuração das externalidades provenientes de determinada atividade, com a finalidade de incorporá-las ao processo de tomada de decisão. A presente pesquisa tem por objetivo desenvolver uma análise das pesquisas sobre o FCA publicadas nas últimas duas décadas, procurando mapear e discutir a produção científica referente ao tema. Foi realizada uma caracterização dos trabalhos, identificando os autores mais prolíficos, as principais instituições e periódicos, além das produções mais relevantes. Discutiu-se as motivações para a aplicação e dificuldades do uso do FCA. Ainda pode-se verificar que o Sustainability Assessment Model é o método mais indicado pelos pesquisadores e fornece uma ampla visão do desempenho, cobrindo a valoração de aspectos econômicos, ambientais, sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.