ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIDADE SOCIAL NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE E DE ADMINISTRAÇÃO DA SAMARCO MINERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i3.23864Palavras-chave:
Legitimação Social, Relatório de Sustentabilidade, Relatório da Administração.Resumo
Suchman (1995) propôs uma tipologia para classificar legitimidade com estratégias para ganhar, manter e reparar. Objetivou-se analisar quais estratégias a Samarco Mineração S.A. evidencia em seus Relatórios de Administração e Sustentabilidade no período de 2010 a 2014, e em publicações oficiais sobre o desastre ambiental do rompimento da barragem no município de Mariana – Minas Gerais. Pesquisa descritiva, com análise do conteúdo. Demonstrou-se que a empresa legitimou-se através da vinculação de seu nome às práticas sociais e ambientais relacionadas às tipologias com predominância de ganhar e manter. Após o incidente, percebeu-se a intenção em mostrar e monitorar sua responsabilidade quanto aos fatos, a partir da criação de projetos diferentes aos praticados antes do desastre. A empresa passou a utilizar da estratégia reparação, visando recuperar a boa imagem e minimizar as consequências causadas pelo fato ocorrido; para isso, constatou-se a ação de favorecer a conduta da empresa objetivando manter a sua legitimidade.Downloads
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Publicado
2017-12-07
Como Citar
Zanchet, A., Gomes, J. K., Kremer, J. T., & Pasquali, K. da S. (2017). ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIDADE SOCIAL NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE E DE ADMINISTRAÇÃO DA SAMARCO MINERAÇÃO. Revista De Contabilidade Da UFBA, 11(3), 51–74. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i3.23864
Edição
Seção
Artigos
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