ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL EM CONTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE A POSTURA DE DISCENTES E PROFISSIONAIS EM CONTABILIDADE

Autores

  • Patricia Jung Martins Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Fernando Fantoni Bencke Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i2.23502

Palavras-chave:

Ética, Contabilidade, Ética Profissional, Código de Ética.

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar a postura ética geral e profissional adotada por discentes e profissionais de contabilidade. Utilizou abordagem descritiva e exploratória consubstanciada às dimensões de análise definidas a priori. Um questionário foi aplicado a 91 discentes do curso de Ciências Contábeis e 40 contadores. Os principais resultados demonstram que: conhecer os conceitos de ética e moral não traduz e não tem relação com a forma de agir ético, discentes e contadores agem de forma empírica quando se trata de ética; questões éticas cotidianas retratam os contadores mais éticos do que os discentes, o que induz a refletir sobre o exercício da profissão contábil como parte integrante da formação ética; clientes/empresário considerados principais fatores que influenciam na tomada de decisões antiéticas no exercício da profissão; e a necessidade de considerar a importância do código de ética profissional do contador no decorrer processo de formação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Jung Martins, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Guaduada em Contabilidade.

Fernando Fantoni Bencke, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutor em Administração, Mestre em Educação, Licenciado em Filosofia e Bacharel em Administração. Atua como Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Doutorado em Administração e no Mestrado Profissional em Administração.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

Martins, P. J., & Bencke, F. F. (2018). ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL EM CONTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE A POSTURA DE DISCENTES E PROFISSIONAIS EM CONTABILIDADE. Revista De Contabilidade Da UFBA, 12(2), 150–165. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i2.23502

Edição

Seção

Artigos