SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE SUA INTERAÇÃO COM AS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i3.22933Palavras-chave:
Sistema de controle gerencial, Desenvolvimento sustentável, Responsabilidade social corporativa, Sustentabilidade, Ambiental, Revisão da literaturaResumo
A interação entre sistema de controle gerencial (SCG) e desenvolvimento sustentável é um campo ainda em formação, e portanto, surge na atualidade como um tema em ascensão, porém pouco estudado dentro da literatura de controle gerencial. O objetivo deste artigo, portanto, está em conduzir uma revisão sistemática da literatura acerca dos SCG utilizados para reforçar o desenvolvimento sustentável. Para tanto, foi realizada uma pesquisa sistemática com a finalidade de apresentar um quadro abrangente sobre o estado atual do sistema de controle gerencial sustentável. Como resultado, este estudo mostra que a implantação do SCG sustentável se torna mais eficaz quando a organização consegue criar um consenso acerca do pensamento sustentável em todos os níveis organizacionais. Este artigo contribui para a literatura de sistemas de controle gerencial, pois aborda um tema emergente no cenário internacional e que, dessa forma, reúne ainda poucos estudos no cenário acadêmico brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.