ALOCAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS EM MUNICÍPIOS PARAIBANOS

Autores

  • Lanna Monalisa dos Santos Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • José Ribamar Marques de Carvalho Universidade Federal de Campina Grande Mestrado Profissional em Administração Pública http://orcid.org/0000-0003-3482-9231
  • Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho Fasp - Faculdade São Francisco Universidade Federal de Campina Grande. Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Doutoranda)
  • Georgia Martins Pereira Universidade Federal de Campina Grande.

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i2.22515

Palavras-chave:

Alocação de Recursos Públicos, Funções de Governo. Indicadores. Gestão Pública.

Resumo

O presente trabalho se propõe a desenvolver uma metodologia composta por indicadores de gestão pública capaz de avaliar a performance dos municípios em relação as funções de governo. Para tanto, a classificação metodológica da pesquisa será quanto a sua natureza, trabalho científico, quanto aos objetivos, exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos, bibliográfica e documental, e quanto à abordagem, quantitativa.   A delimitação geográfica e a aplicação empírica do modelo foram realizadas nos dez municípios com mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes do estado da Paraíba (Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Patos, Santa Rita, Sapé e Sousa). Os resultados obtidos, de forma geral, retratam através de índices encontrados e analisados, que a média geral de alocação de recursos públicos nas principais funções de governo (competência municipal) aponta para um estado de alerta em relação aos critérios (funções) estudados, denotando que os gestores municipais dessas cidades precisam rever suas estratégias de atuação em relação ao atendimento das necessidades e anseios da sociedade na tentativa de melhorar a qualidade de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lanna Monalisa dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Ciências Contábeis - UFCG. Pesquisadora do Observatório de Gestão e Sustentabilidade - UFCG.

José Ribamar Marques de Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande Mestrado Profissional em Administração Pública

Mestre em Ciências Contábeis. Doutorando em Recursos Naturais. Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública - UFCG.

Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho, Fasp - Faculdade São Francisco Universidade Federal de Campina Grande. Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Doutoranda)

Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Doutoranda)

Georgia Martins Pereira, Universidade Federal de Campina Grande.

Universidade Federal de Campina Grande. 

Economista. Especialista em Gestão Pública. 

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

Oliveira, L. M. dos S., Carvalho, J. R. M. de, Araújo Carvalho, E. K. M. de, & Pereira, G. M. (2018). ALOCAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS EM MUNICÍPIOS PARAIBANOS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 12(2), 22–41. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i2.22515

Edição

Seção

Artigos