A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Cinthya Rachel Firmino de Morais Universidade Federal do Ceará
  • Laís Vieira Castro Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Maria Naiula Monteiro Pessoa Universidade Federal do Ceará
  • Clayton Robson Moreira da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i2.22514

Palavras-chave:

Bibliometria, Produção Científica Feminina, Pesquisa em Administração e Ciências Contábeis

Resumo

Este artigo analisa como se caracteriza a participação feminina na produção científica das áreas de Administração e Ciências Contábeis no triênio de 2013 a 2015. Realizou-se um estudo bibliométrico, descritivo e de abordagem qualitativa-quantitativa. A amostra compreendeu 23 periódicos de Qualis A1 a B2, nos quais foram analisados todos os 1724 artigos com, pelo menos, uma participação feminina. Após a análise dos artigos, foram observadas 2740 autoras, as quais compuseram um ranking por ordem de participação em publicações nesse período. A partir das análises, verificou-se que a participação feminina ainda é inferior à masculina nos anos estudados, não havendo evolução da participação feminina nos periódicos das áreas de Administração e Ciências Contábeis. Ainda, identificou-se que os procedimentos metodológicos qualitativos são mais utilizados pelas pesquisadoras e que as diferenças regionais são relevantes, sendo sul e sudeste as regiões que apresentaram maiores volumes de publicação com pelo menos uma participação feminina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinthya Rachel Firmino de Morais, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Laís Vieira Castro Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bacharela em Administração pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio FIC). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Programa de Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Programa de Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Naiula Monteiro Pessoa, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Programa de Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Clayton Robson Moreira da Silva, Universidade Federal do Ceará

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). MBA em Gestão em Finanças, Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário INTA (UNINTA). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

Morais, C. R. F. de, Oliveira, L. V. C., Cabral, A. C. de A., Santos, S. M. dos, Pessoa, M. N. M., & Silva, C. R. M. da. (2018). A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 12(2), 79–97. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i2.22514

Edição

Seção

Artigos