A Percepção De Alunos De Cursos De Graduação Em Ciências Contábeis Sobre A Carga Tributária No Brasil

Autores

  • Ismael Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Lucimar Antônio Cabral de Ávila Universidade federal de Uberlândia
  • Rodrigo Fernandes Malaquias Universidade federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i1.21771

Palavras-chave:

Carga Tributária, Ensino, Contabilidade Tributária.

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi comparar a percepção dos alunos ingressantes e concluintes do curso de Ciências Contábeis, em relação à carga tributária no Brasil. Para tanto, foi utilizado um questionário tipo survey, aplicado aos alunos dos três períodos iniciais e finais dos cursos de graduação em Ciências Contábeis localizados em dois campi de uma universidade pública no interior de Minas Gerais. Para o tratamento dos dados, foram utilizados os testes de normalidade de Kolmogorov-Smirnov (K-S), de Shapiro-Wilk (S-W), e Mann-Whitney. Os resultados indicaram que os alunos iniciantes quanto os concluintes tiveram uma percepção similar sobre o sistema tributário brasileiro, e que apesar de ser pequena a diferença entre iniciantes e concluintes, os concluintes mostraram conhecimento maior sobre o assunto abordado, fato que contraria os achados do estudo anterior de Curcino, Ávila e Malaquias (2013), onde a condição de concluinte não conferiu aos discentes maiores conhecimentos do que aos iniciantes.

 

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Biografia do Autor

Ismael Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Faculdade de Ciências contábeis

Lucimar Antônio Cabral de Ávila, Universidade federal de Uberlândia

Faculdade de Ciências contábeis

Rodrigo Fernandes Malaquias, Universidade federal de Uberlândia

Faculdade de Ciências Contábeis

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Publicado

2018-04-04

Como Citar

Barbosa, I., Ávila, L. A. C. de, & Malaquias, R. F. (2018). A Percepção De Alunos De Cursos De Graduação Em Ciências Contábeis Sobre A Carga Tributária No Brasil. Revista De Contabilidade Da UFBA, 12(1), 31–53. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i1.21771

Edição

Seção

Artigos