A Percepção De Alunos De Cursos De Graduação Em Ciências Contábeis Sobre A Carga Tributária No Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i1.21771Palavras-chave:
Carga Tributária, Ensino, Contabilidade Tributária.Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi comparar a percepção dos alunos ingressantes e concluintes do curso de Ciências Contábeis, em relação à carga tributária no Brasil. Para tanto, foi utilizado um questionário tipo survey, aplicado aos alunos dos três períodos iniciais e finais dos cursos de graduação em Ciências Contábeis localizados em dois campi de uma universidade pública no interior de Minas Gerais. Para o tratamento dos dados, foram utilizados os testes de normalidade de Kolmogorov-Smirnov (K-S), de Shapiro-Wilk (S-W), e Mann-Whitney. Os resultados indicaram que os alunos iniciantes quanto os concluintes tiveram uma percepção similar sobre o sistema tributário brasileiro, e que apesar de ser pequena a diferença entre iniciantes e concluintes, os concluintes mostraram conhecimento maior sobre o assunto abordado, fato que contraria os achados do estudo anterior de Curcino, Ávila e Malaquias (2013), onde a condição de concluinte não conferiu aos discentes maiores conhecimentos do que aos iniciantes.
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