Concurso público para bacharéis em Ciências Contábeis no Brasil: uma análise das provas à luz da Taxonomia de Bloom
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i1.20593Palavras-chave:
Concurso público, Taxonomia de Bloom, Convergência ContábilResumo
Diante das mudanças trazidas pela convergência contábil no Brasil, este trabalhou objetivou analisar o conteúdo de Contabilidade Societária nas provas de seleção no país entre os anos de 2010 e 2014, cujo requisito profissional exigido foi a formação em Ciências Contábeis. A metodologia utilizada foi a de verificar, por meio da análise de 750 questões, como o conteúdo vem sendo exigido nas provas à luz da Taxonomia de Bloom, que divide o conhecimento em seis níveis básicos de cognição: 1-conhecimento, 2-compreensão, 3-aplicação, 4-análise, 5-síntese e 6-avaliação. Os resultados apontaram o seguinte: Contabilidade Societária corresponde em média a 37% do conteúdo total de Contabilidade das provas; a maioria das questões (85%) requer dos candidatos habilidades de compreensão e aplicação. Não há alta associação entre níveis de taxonomia, banca examinadora, esfera de atuação do cargo e faixa salarial. As provas, portanto, exigem baixas habilidades cognitivas dos candidatos com formação em Ciências Contábeis.Downloads
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Publicado
2018-04-04
Como Citar
Lara, L. D., & Pereira, E. M. (2018). Concurso público para bacharéis em Ciências Contábeis no Brasil: uma análise das provas à luz da Taxonomia de Bloom. Revista De Contabilidade Da UFBA, 12(1), 93–115. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i1.20593
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Seção
Artigos
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