Concurso público para bacharéis em Ciências Contábeis no Brasil: uma análise das provas à luz da Taxonomia de Bloom

Autores

  • Lorenna Dantas Lara UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Ednei Morais Pereira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i1.20593

Palavras-chave:

Concurso público, Taxonomia de Bloom, Convergência Contábil

Resumo

Diante das mudanças trazidas pela convergência contábil no Brasil, este trabalhou objetivou analisar o conteúdo de Contabilidade Societária nas provas de seleção no país entre os anos de 2010 e 2014, cujo requisito profissional exigido foi a formação em Ciências Contábeis. A metodologia utilizada foi a de verificar, por meio da análise de 750 questões, como o conteúdo vem sendo exigido nas provas à luz da Taxonomia de Bloom, que divide o conhecimento em seis níveis básicos de cognição: 1-conhecimento, 2-compreensão, 3-aplicação, 4-análise, 5-síntese e 6-avaliação. Os resultados apontaram o seguinte: Contabilidade Societária corresponde em média a 37% do conteúdo total de Contabilidade das provas; a maioria das questões (85%) requer dos candidatos habilidades de compreensão e aplicação. Não há alta associação entre níveis de taxonomia, banca examinadora, esfera de atuação do cargo e faixa salarial. As provas, portanto, exigem baixas habilidades cognitivas dos candidatos com formação em Ciências Contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorenna Dantas Lara, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Goiás (2015). Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Goiás (2016). Assessora de Comunicação na Escola Superior da Polícia Civil do estado de Goiás.

Endereço: Av. T4, n.880, apto 1402, Setor Bueno, Goiânia-GO. Telefone: 62984334340. email: lorennalara@gmail.com

 

Ednei Morais Pereira, Universidade Federal de Goiás

Professor Assistente I da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) e Coordenador da Especialização em Planejamento Tributário da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui Mestrado pelo Programa Multi-Institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Especialização em Ciências Contabeis - Área de Concentração: Análise e Auditoria Contábil pela Universidade Católica de Goiás (2006) e graduação em Ciências Contábeis pela Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás (2004)

Downloads

Publicado

2018-04-04

Como Citar

Lara, L. D., & Pereira, E. M. (2018). Concurso público para bacharéis em Ciências Contábeis no Brasil: uma análise das provas à luz da Taxonomia de Bloom. Revista De Contabilidade Da UFBA, 12(1), 93–115. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i1.20593

Edição

Seção

Artigos