FATORES DETERMINANTES DO PAGAMENTO DE DIVIDENDOS DE EMPRESAS LISTADAS EM BOLSA

Autores

  • Itzhak David Simão Kaveski Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAN
  • Antonio Maria da Silva Carpes Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
  • Thais Maximino Moraes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPAN
  • Marcus Vinicius Moreira Zittei

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i2.18380

Palavras-chave:

Política de Dividendos, Indicadores Financeiros, Regressão Logística

Resumo

O objetivo deste estudo é examinar os fatores que determinam a decisão de pagar dividendos de empresas listadas na BM&FBovespa. O estudo foi desenvolvido com base na Teoria da Sinalização. A pesquisa justifica-se pela relação existente entre política de dividendos e as decisões financeiras das companhias, haja vista que é alavancagem, fluxo de investimentos, caixa, entre outros indicadores financeiros determinam o pagamento de dividendos. A amostra pesquisada contemplou 96 companhias listadas na BM&FBovespa, exceto as classificadas no setor econômico “Financeiro e Outros”, devido às características singulares de suas atividades, constituindo-se um total de 480 observações no período de 2010 a 2014, com aplicação da técnica de Regressão Logística Binominal de Dados em Painel. Foram utilizadas no estudo como variáveis explicativas alavancagem, crescimento, liquidez, tamanho e rentabilidade. Conclui-se que no caso brasileiro, a Alavancagem, Liquidez e Rentabilidade, são os fatores determinantes do pagamento de dividendos de empresas brasileiras listadas em bolsa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itzhak David Simão Kaveski, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAN

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013). Atualmente é professor auxiliar do campus do pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Evidenciação Contábil, Desempenho Operacional, Métodos Quantitativos, Estrutura de Capital e Remuneração.

Downloads

Publicado

2017-08-28

Como Citar

Kaveski, I. D. S., Carpes, A. M. da S., Moraes, T. M., & Zittei, M. V. M. (2017). FATORES DETERMINANTES DO PAGAMENTO DE DIVIDENDOS DE EMPRESAS LISTADAS EM BOLSA. Revista De Contabilidade Da UFBA, 11(2), 123–139. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i2.18380

Edição

Seção

Artigos