GASTOS COM PESSOAL NO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL:COMPARATIVO NOS MUNICÍPIOS CATARINENSES

Autores

  • Valkyrie Vieira Fabre Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Adelir Júnior Prade Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i2.18326

Palavras-chave:

Contabilidade Pública, Despesa de Pessoal, Legislativo Municipal

Resumo

A accountability ainda não é realidade na gestão pública brasileira, porém, a obrigatoriedade legal da transparência e as mídias sociais, fazem com que o cidadão busque ainda mais informações sobre os gastos públicos.Com o objetivo geral de avaliar os gastos com pessoal no Poder Legislativo nos municípios de Santa Catarina,tendo como amostra 28 municípios. É uma pesquisa quantitativa, descritiva e documental, que levantou os gastos com pessoal no período de 2012 a 2014, verificou o cumprimento dos limites com pessoal, a média de gastos realizados por vereador; o valor médio desembolsado por munícipe para manter os gastos de pessoal do legislativo municipal; e, comparou todos estes dados por faixa populacional. A pesquisa confirmou que todos os municípios cumpriram os limites legais de despesa com pessoal. A conclusão é de que quanto menor o município mais caro fica para o cidadão manter a estrutura pública do Poder Legislativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valkyrie Vieira Fabre, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Contabilidade (UFSC), Especialista em Auditoria Pública (UFSC), Especialista em Direito Público (UNIVALI), Especialista em Contabilidade Pública (UNIVALI), Graduada em Ciências Contábeis (UNIPLAC). Professora Efetiva do Departamento de Ciências Contabeis da UDESC.

Adelir Júnior Prade, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduado em Ciências Contábeis (UDESC)

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

Fabre, V. V., & Prade, A. J. (2018). GASTOS COM PESSOAL NO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL:COMPARATIVO NOS MUNICÍPIOS CATARINENSES. Revista De Contabilidade Da UFBA, 12(2), 60–78. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i2.18326

Edição

Seção

Artigos