INFLUÊNCIA DOS INDICADORES CONTÁBEIS NA PREVISÃO DE INSOLVÊNCIA DAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i3.18299Palavras-chave:
Solvência, Insolvência, Indicadores Contábeis, Modelos de Previsão InsolvênciaResumo
O objetivo deste estudo é identificar quais os indicadores contábeis mais relevantes para o processo de projeção e previsão da insolvência das empresas de capital aberto do setor de telecomunicações. Para tal, delineou-se a pesquisa como sendo quantitativa e descritiva, sendo utilizadas informações contábeis das empresas, de uma amostra de cinco empresas, compreendendo um período de 2010 a 2014. Como resultado identificou-se que as variáveis de rentabilidade, possuem uma relação significativa com o índice de insolvência das empresas, já com relação as variáveis de liquidez possuem alta correlação com o fator de solvência de uma entidade. Os indicadores de endividamento apontam uma correlação negativa, permitindo afirmar que este indicador impacta de forma negativa no grau de solvência das organizações. As variáveis patrimoniais demonstram uma correlação moderada com o fator de insolvência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-11-29
Como Citar
Scherer Weiss, L. A., Fabriz, S. M., Dall’Asta, D., & Johann, J. A. (2016). INFLUÊNCIA DOS INDICADORES CONTÁBEIS NA PREVISÃO DE INSOLVÊNCIA DAS EMPRESAS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(3), 23–40. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i3.18299
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.