ENDIVIDAMENTO E QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i3.17269Palavras-chave:
Estrutura de capital, Governança corporativa, Trade-off, Pecking Order.Resumo
A pesquisa teve como objetivo geral verificar a relação entre o endividamento e a qualidade da governança corporativa à luz da Teoria do Trade-off e Teoria do Pecking Order. Como proxies para endividamento utilizaram-se três tipos de dependência de capital: endividamento de curto prazo, endividamento de longo prazo e endividamento total. A qualidade da governança foi quantificada com base nos segmentos de listagem da BM&FBovespa. A amostra do estudo reuniu 162 companhias de sete dos setores de atuação definidos pela BM&FBovespa. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, na qual foram realizados testes paramétricos e não paramétricos de diferenças de médias e modelos econométricos compostos por regressões múltiplas. Nas duas metodologias adotadas, os resultados mostraram-se semelhantes, evidenciando, nas empresas da amostra, uma correlação negativa entre o endividamento e a qualidade da governança corporativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-11-29
Como Citar
Costa Filho, J. C. B., Viana Junior, D. B. C., Domingos, S. R. M., & Ponte, V. M. R. (2016). ENDIVIDAMENTO E QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(3), 41–62. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i3.17269
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.