GESTÃO DE CUSTOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS: UM ESTUDO EM UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i2.17120Palavras-chave:
Gestão de custos. Prestação de contas. Organizações sem fins lucrativos.Resumo
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve por objetivo sistematizar os gastos de uma organização sem fins lucrativos de modo a contribuir para a construção de prestação de contas. A organização objeto de estudo é a Irmandade do Divino Espírito Santo, IDES/Promenor, localizada em Florianópolis, Santa Catarina. A pesquisa é exploratória, realizada por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram análise de documentos, observação e entrevista. Em termos de análise dos dados, foi utilizada a análise descritiva. Os resultados da pesquisa demonstram que a utilização de um método de custeio e a sua sistematização mostram aos gestores (e demais interessados) o retorno dos investimentos à sociedade em geral e, dessa forma, subsidiar as diferentes rotinas da entidade, destacando, aqui, a informação tempestiva gerada para a elaboração da prestação de contas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-10
Como Citar
Laffin, N. H. F., & Raupp, F. M. (2016). GESTÃO DE CUSTOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS: UM ESTUDO EM UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(2), 5–25. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i2.17120
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.