Portal da Transparência do Senado Federal: Funcionalidades, Limitações e Propostas para Aprimoramento

Autores

  • Marina Guthiá Moraes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Orion Augusto Platt Neto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i3.16780

Palavras-chave:

Senado Federal, Transparência, Internet

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as funcionalidades e limitações do Portal da Transparência do Senado Federal (PTSF) com vistas a propor aprimoramentos. Quanto aos objetivos, esta pesquisa é classificada como descritiva, com abordagem do problema do tipo qualitativa. Quanto aos procedimentos, utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica. O instrumento empregado foi a documentação. Foi adotada a Abordagem Sistemática para Avaliação dos Portais de Transparência (ASAPoT), que está organizada em três etapas. A pesquisa apresentou a descrição que abrangeu as suas seções e funcionalidades, bem como a forma e conteúdos (dados e informações) divulgados. Após a identificação de doze funcionalidades, verificou-se a existência de vinte e duas limitações no Portal. Com vistas a eliminar as limitações encontradas e complementar as funcionalidades observadas, são apresentadas vinte e oito propostas para aprimoramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Guthiá Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina. Servidora pública municipal de Florianópolis-SC, tendo atuado na Assessoria de Recursos Humanos e na Gerência Financeira da Secretaria Municipal de Saúde. Na presente data, exerce funções na área de Contabilidade Pública na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), estando cedida pela Prefeitura de Florianópolis ao Governo do Estado de Santa Catarina.

Orion Augusto Platt Neto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Contador registrado, graduado em Ciências Contábeis (1999), mestre em Gestão de Negócios (2002) e doutor em Inteligência Organizacional (2005), ambos pelo Programa de Engenharia de Produção da UFSC. Trabalhou no mercado financeiro (fundo de pensão); em Contabilidade Gerencial (em associação privada); e no Serviço Público Federal, tendo ocupado o cargo de Contador e a função de Auditor.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

Guthiá Moraes, M., & Platt Neto, O. A. (2016). Portal da Transparência do Senado Federal: Funcionalidades, Limitações e Propostas para Aprimoramento. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(3), 131–153. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i3.16780

Edição

Seção

Artigos