ANÁLISE DA EVIDENCIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PELA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO MUNICIPAL
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i2.16635Palavras-chave:
Sustentabilidade, Gestão pública municipal, Contabilidade Pública,Resumo
Ao encontro das discussões sobre sustentabilidade, o presente estudo teve como objetivo analisar como vem sendo evidenciada e divulgada a sustentabilidade pela contabilidade aplicada ao setor público municipal por meio do Orçamento Público Anual. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tendo como unidade de análise, 31 prefeituras gaúchas que aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis (PCS). Em termos de resultado, verificou-se que a evidenciação das despesas por funções e subfunções estabelecidas pela Portaria n. 42/1999, identifica várias ações dos governos municipais nas dimensões social e ambiental. Na análise dos indicadores de sustentabilidade divulgados pelas prefeituras que aderiram ao PCS verificou-se que apenas quatro estão informando parcialmente seus indicadores de sustentabilidade na plataforma do PCS. Reforça-se que a contabilidade aplicada ao setor público precisa avançar e cumprir seu papel de gerar e fornecer informações que contemplam as dimensões da sustentabilidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-08-28
Como Citar
Ebert do Couto, T., & Frey, M. R. (2017). ANÁLISE DA EVIDENCIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PELA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO MUNICIPAL. Revista De Contabilidade Da UFBA, 11(2), 45–62. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i2.16635
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.