ANÁLISE DA EVIDENCIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PELA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO MUNICIPAL

Autores

  • Taiane Ebert do Couto Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc
  • Marcia Rosane Frey Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i2.16635

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Gestão pública municipal, Contabilidade Pública,

Resumo

Ao encontro das discussões sobre sustentabilidade, o presente estudo teve como objetivo analisar como vem sendo evidenciada e divulgada a sustentabilidade pela contabilidade aplicada ao setor público municipal por meio do Orçamento Público Anual. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tendo como unidade de análise, 31 prefeituras gaúchas que aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis (PCS). Em termos de resultado, verificou-se que a evidenciação das despesas por funções e subfunções estabelecidas pela Portaria n. 42/1999, identifica várias ações dos governos municipais nas dimensões social e ambiental. Na análise dos indicadores de sustentabilidade divulgados pelas prefeituras que aderiram ao PCS verificou-se que apenas quatro estão informando parcialmente seus indicadores de sustentabilidade na plataforma do PCS. Reforça-se que a contabilidade aplicada ao setor público precisa avançar e cumprir seu papel de gerar e fornecer informações que contemplam as dimensões da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taiane Ebert do Couto, Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Marcia Rosane Frey, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutora e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Especialista em Administração Financeira. Bacharel em Ciências Contábeis. Professora do departamento de Ciências Contábeis da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNSC, nas área de Contabilidade Socioambiental, Teoria da Contabilidade e Trabalho e Curso.

Downloads

Publicado

2017-08-28

Como Citar

Ebert do Couto, T., & Frey, M. R. (2017). ANÁLISE DA EVIDENCIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PELA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO MUNICIPAL. Revista De Contabilidade Da UFBA, 11(2), 45–62. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i2.16635

Edição

Seção

Artigos