A PERCEPÇÃO DE BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE A ADOÇÃO DO PRONUNCIAMENTO CPC PME
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i2.16482Resumo
A partir da emissão de documento simplificado pelo Comitê dos Pronunciamentos Contábeis para a adequação das normas internacionais de contabilidade, o objetivo do estudo é analisar as percepções dos bacharéis em Ciências Contábeis sobre a adoção da normativa contábil CPC PME pelas pequenas e médias empresas. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, realizada por meio de levantamento, com abordagem quantitativa e coleta de dados realizada por meio da aplicação de questionário. Os resultados apontam que os entrevistados reconhecem a importância do teste de recuperabilidade e da divulgação mais ampla das políticas contábeis adotadas pelas empresas. Dentre os principais impactos causados pela adoção do CPC PME, o estudo aponta para a maior relevância da informação contábil produzida, a necessidade de capacitação dos profissionais contábeis e de ampliar o conhecimento sobre as atividades desenvolvidas pelos clientes. Constatou-se a escassez de profissionais contábeis capacitados para aplicação da normativa e a necessidade de profissionalização para a geração de informações adequadas à norma vigente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-10
Como Citar
Mazzioni, S., Rebonatto, C., Kruger, S. D., & Politelo, L. (2016). A PERCEPÇÃO DE BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE A ADOÇÃO DO PRONUNCIAMENTO CPC PME. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(2), 127–152. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i2.16482
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.