IMPACTO DO RECONHECIMENTO DOS PASSIVOS CONTINGENTES NA SITUAÇÃO ECONÔMICA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS AUDITADAS PELAS BIG FOUR.

Autores

  • Simone Silva de Jesus Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maíra Melo de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i2.15287

Palavras-chave:

Passivos contingentes. Big four. Evidenciação.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos do reconhecimento dos passivos contingentes na situação econômica de empresas brasileiras auditadas pelas big four. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa através de investigação documental. Do universo de empresas listadas na Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA), foi analisada uma amostra de 50 empresas brasileiras no ano de 2014, todas auditadas por big four. Os resultados demonstram que, caso as contingências passivas fossem reconhecidas, 60% das empresas diminuiriam seu lucro em mais de 100%, e 6% apresentariam a situação de passivo a descoberto. Constatou-se que as empresas auditadas pela PricewaterhouseCoopers e Deloitte Touche Tohmatsu foram as que melhor atenderam as exigências estabelecidas pelo CPC-25/2009 quanto a divulgação de passivos contingentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Silva de Jesus, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Maíra Melo de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em administração (Finanças) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Contabilidade e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora no Departamento de Ciências Contábeis da UFSC. Possui experiência profissional em contabilidade societária.

Downloads

Publicado

2016-07-10

Como Citar

Jesus, S. S. de, & Souza, M. M. de. (2016). IMPACTO DO RECONHECIMENTO DOS PASSIVOS CONTINGENTES NA SITUAÇÃO ECONÔMICA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS AUDITADAS PELAS BIG FOUR. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(2), 43–63. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i2.15287

Edição

Seção

Artigos