ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE AS CARACTERÍSTICAS DAS PESQUISAS EM CONTABILIDADE PUBLICADAS EM PERIÓDICOS NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i2.14908Palavras-chave:
Pesquisa contábil, Metodologia, Epistemologia, Periódicos.Resumo
Este estudo apresenta relações que podem ser estabelecidas entre as características das pesquisas publicadas nos periódicos nacionais. Após a análise de conteúdo de uma amostra de 198 artigos foram verificados os vínculos entre os atributos dos textos. Dentre os principais resultados, o tema Contabilidade Governamental e Terceiro Setor é mais abordado nos periódicos mais jovens, onde se destaca também a presença dos tipos teórico-empíricos; na postura teórica normativa a maioria dos estudos é teórica, enquanto que na positiva o predomínio é dos teórico-empíricos; os textos com abordagem teórica macroeconômica discutem principalmente os assuntos Contabilidade para Usuários Externos e Mercado Financeiro, de Créditos e Capitais. As estratégias de pesquisa mais utilizadas nos estudos teórico-empíricos são os levantamentos e estudos de caso e a maior parte das pesquisas sobre Contabilidade para Usuários Externos coletou dados de forma documental. Sugere-se que novas pesquisas verifiquem a relação estatística entre as características epistemológicas e metodológicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-10
Como Citar
Gomes, G. de S., & Lemes, S. (2016). ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE AS CARACTERÍSTICAS DAS PESQUISAS EM CONTABILIDADE PUBLICADAS EM PERIÓDICOS NACIONAIS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(2), 103–126. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i2.14908
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.