O USO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PELAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: PRÁTICAS DE CONTABILIDADE DAS FUNDAÇÕES DE APOIO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

  • Ricardo Adriano Antonelli Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Sônia Maria Augustinho Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Vicente Pacheco Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.14312

Palavras-chave:

Contabilidade, Organizações do Terceiro Setor, Fundações de Apoio.

Resumo

A transparência nas relações intermediadas pelas fundações de apoio às universidades públicas brasileiras é questionada por recentes investigações. Sendo a contabilidade ferramenta indispensável à transparência da gestão de qualquer organização, colocou-se como pergunta para esta pesquisa: Quais são as práticas de contabilidade das fundações de apoio a instituições públicas de ensino superior no Brasil? O estudo se valeu da análise documental e pesquisa de campo a partir da aplicação de questionário estruturado. Os dados foram tratados com o emprego de técnicas estatísticas de análise descritiva e univariada e comparação de médias. Como resultado, observa-se que as informações contábeis são utilizadas pelas fundações preferencialmente para fins fiscais e controle das operações, enquanto o planejamento e o orçamento são utilizados por 90% das fundações, os custos são calculados por apenas 40% dessas organizações, revelando o uso primordial da contabilidade para atender aos ditames da legislação e as normas impostas por seus financiadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Adriano Antonelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente do Curso Superior de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Meste em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorando em Contabilidade pela UFPR.

Sônia Maria Augustinho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Contadora, Mestre em Planejamento e Governança Pública.

Vicente Pacheco, Universidade Federal do Paraná.

Docente do Programa em Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-11-03

Como Citar

Antonelli, R. A., Augustinho, S. M., & Pacheco, V. (2015). O USO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PELAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: PRÁTICAS DE CONTABILIDADE DAS FUNDAÇÕES DE APOIO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(3). https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.14312

Edição

Seção

Artigos