GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA EMPRESA FAMILIAR DE PERNAMBUCO

Autores

  • José Gilberto de Souza UFPE
  • Luiz Carlos Miranda UFPE
  • Andresson Fernandes Araujo dos Santos UFPE
  • Thyago Luiz de Carvalho Tavares UFPE

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.14198

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Empresa Familiar, Sustentabilidade.

Resumo

Este artigo descreve um estudo sobre a implementação da Governança Corporativa numa empresa familiar de capital fechado do estado de PE. O estudo evidencia os motivos que levaram à sua implantação, os benefícios advindos e os aspectos institucionais que foram estimulados pela Governança, utilizando para isso coleta de informações subsidiada com informações constantes no próprio site da empresa e aplicação de questionário, o qual foi respondido pela Gerência de Governança da empresa. A base teórica é composta principalmente de publicações realizadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), artigos e dissertações. O estudo permite concluir que a Governança Corporativa foi difundida e solidificou-se na organização objetivando garantir a sucessão e a perpetuação da organização de forma sustentável, contribuindo para sua longevidade através da disseminação do planejamento estratégico sem perder os valores da família. Observa-se ainda entre os aspectos institucionais estimulados pela Governança as mudanças na cultura da organização, a criação de um conselho de administração e do conselho de família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gilberto de Souza, UFPE

Especialista em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco – UPFE, professor na Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional - Fadire e Contador no escritório contábil Gestcon – Gestão e Consultoria Contábil. Telefone: (81) 3726-4195 / (81) 99707-8722.

Luiz Carlos Miranda, UFPE

Professor Phd e Orientador do curso de Pós Graduação Especialização em Contabilidade e Controladoria da Universidade Federal de Pernambuco – UPFE. Telefone: (81) 3363-0150 / (81) 8886-0150.

Andresson Fernandes Araujo dos Santos, UFPE

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco – UPFE, professor na FAVIP e na Universidade de Pernambuco (UPE). Telefone: (81) 99242-0941.

Thyago Luiz de Carvalho Tavares, UFPE

Especialista em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco – UPFE, Contador no escritório contábil TN Contabilidade Empresarial. Telefone: (81) 99928-7101.

Downloads

Publicado

2015-11-03

Como Citar

de Souza, J. G., Miranda, L. C., dos Santos, A. F. A., & Tavares, T. L. de C. (2015). GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA EMPRESA FAMILIAR DE PERNAMBUCO. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(3). https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.14198

Edição

Seção

Artigos