ANÁLISE DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DO CAPITAL DE GIRO DE UM SUPERMERCADO DO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Mara Vogt FAI Faculdades de Itapiranga
  • Éder Luis Heberle FAI Faculdades de Itapiranga
  • Odir Luiz Fank FAI Faculdades de Itapiranga
  • Larissa Degenhart FAI Faculdades de Itapiranga

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i2.14061

Palavras-chave:

Controle, Planejamento, Capital de giro, Supermercado

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar de que forma é realizado o planejamento e controle do capital de giro do supermercado analisado do município do Oeste Catarinense. Realizou-se uma pesquisa descritiva, por meio de estudo de caso e com abordagem quantitativa. Além da entrevista com o gerente do supermercado, foram efetuados os cálculos a partir do Balanço Patrimonial do período de 2009 a 2013. Os resultados evidenciaram que a empresa possui controle e planejamento do capital de giro. Dos índices analisados, apenas o índice de liquidez imediata em todos os anos analisados ficou abaixo de 1,0. A empresa utiliza o caixa como ferramenta de gestão, recorre a financiamentos de curto prazo e administra suas contas a receber de forma rigorosa e eficaz. A administração dos estoques é feita por meio de duas técnicas: Just in time e Lote Econômico de Compra (LEC), sendo que a primeira é a mais utilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Vogt, FAI Faculdades de Itapiranga

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB Professora do Curso de Ciências Contábeis da FAI Faculdades de Itapiranga, SC.

Éder Luis Heberle, FAI Faculdades de Itapiranga

Especialista em Controladoria e Finanças. Professor do Curso de Ciências Contábeis da FAI Faculdades de Itapiranga, SC.

Odir Luiz Fank, FAI Faculdades de Itapiranga

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB Coordenador e Professor do Curso de Ciências Contábeis da FAI Faculdades de Itapiranga, SC.

Larissa Degenhart, FAI Faculdades de Itapiranga

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB Professora do Curso de Ciências Contábeis da FAI Faculdades de Itapiranga, SC.

Downloads

Publicado

2016-07-10

Como Citar

Vogt, M., Heberle, Éder L., Fank, O. L., & Degenhart, L. (2016). ANÁLISE DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DO CAPITAL DE GIRO DE UM SUPERMERCADO DO OESTE CATARINENSE. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(2), 96–102. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i2.14061

Edição

Seção

Artigos