ANÁLISE DA COLABORAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POR MEIO DA COOPERAÇÃO EM BANCAS DE DOUTORADO

Autores

  • João Estevão Barbosa Neto Universidade Federal de Alfenas
  • Jacqueline Veneroso Alves da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.14009

Palavras-chave:

Pesquisa em Contabilidade. Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis. Análise de Redes Sociais

Resumo

A partir das relações sociais dos pesquisadores, o conhecimento científico é criado e desenvolvido (Khun, 1978). Tendo por base tal premissa, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a dinâmica da estrutura de relacionamentos existentes entre os programas de pós-graduação stricto sensu na área de Ciências Contábeis no Brasil, sob a ótica das redes sociais por meio da interação em bancas de doutorado. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo, utilizando-se da Análise de Redes Sociais para identificar a estrutura da rede científica e acadêmica por meio da colaboração dos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis na participação em bancas de doutorado. Foram identificados 70 professores de 18 programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis que colaboraram entre si em 112 bancas de doutorado no período de 2002 a 2010. Verificou-se uma rede ainda pequena, mas que tende a evoluir, confirmando que o conhecimento científico é desenvolvido a partir das relações sociais dos atores envolvidos. Ainda, constatou-se que a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu e a inserção de novos docentes foi decisiva para o aumento da colaboração em bancas de doutorado.

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Biografia do Autor

João Estevão Barbosa Neto, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (2008), mestrado pelo Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (2011), doutorando do Programa de Doutorado em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alfenas e vice diretor do campus Varginha da mesma instituição. Possui experiência como professor em cursos de graduação pós-graduação na área de Ciências Sociais Aplicadas. É integrante do GEPEC - Grupo de Estudos sobre Pesquisas e Educação Contábil UFMG e do Grupo de Pesquisa em Controladoria e Finanças - UNIFAL. Como experiência profissional atuou em empresas exercendo atividades administrativas, contábeis e fiscais e realiza consultorias na área de auditoria e controladoria. Tem atuado nas seguintes áreas temáticas: Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Contabilidade Societária, Análise Financeira de Empresas e Controladoria

Jacqueline Veneroso Alves da, Universidade Federal de Minas Gerais

possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Newton Paiva, doutorado e mestrado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, balanço social, demonstração do valor adicionado e contabilidade tributária

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Publicado

2015-11-03

Como Citar

Barbosa Neto, J. E., & Alves da, J. V. (2015). ANÁLISE DA COLABORAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POR MEIO DA COOPERAÇÃO EM BANCAS DE DOUTORADO. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(3). https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.14009

Edição

Seção

Artigos