CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O CONTEÚDO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Autores

  • Larissa Degenhart FAI Faculdades de Itapiranga - SC
  • Mara Vogt FAI Faculdades de Itapiranga - SC
  • Vania Tanira Biavatti Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i1.13644

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais, Perfil, Ciências Contábeis.

Resumo

Este estudo objetiva identificar a efetivação do perfil do egresso definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior do oeste catarinense. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de levantamento de dados, por meio de questionário estruturado, aplicado aos acadêmicos do sétimo período de Ciências Contábeis da FAI Faculdades de Itapiranga, Santa Catarina (SC), com abordagem qualitativa. Conclui-se que a FAI Faculdades apresenta-se alinhada com o que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais em seu artigo 4º para o curso de Ciências Contábeis, porém, em alguns aspectos precisa ser revisada, pois a maioria dos acadêmicos revelou que não possuem conhecimento adequado da legislação inerente as funções contábeis para poder aplicá-las e não estão preparados para desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Degenhart, FAI Faculdades de Itapiranga - SC

Graduada em Ciências Contábeis pela FAI Faculdades de Itapiranga - SC Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB - SC

Mara Vogt, FAI Faculdades de Itapiranga - SC

Graduada em Ciências Contábeis pela FAI Faculdades de Itapiranga - SC Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB - SC

Vania Tanira Biavatti, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui doutorado em Ciências Sociais-Políticas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), Mestrado Em Educação Ensino Superior pela Universidade Regional de Blumenau (1995) e graduação em Pedagogia Habilitação Orientação Educacional pela Universidade Regional de Blumenau (1988). Atualmente é docente do mestrado Ciências Contábeis - Metodologia do Ensino de Contabilidade, e professora titular da disciplina Políticas Públicas, História e legislação do Ensino do Eixo Articulador das Licenciaturas na Universidade Regional de Blumenau. Foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID/CAPES/FURB de 2010 à 2012. Coordenou o subprojeto Interdisciplinar Sustentabilidade do PIBID/FURB entre 2012 e 2013 e atualmente coordena o subprojeto Interdisciplinar Gestão Democrática Escolar PIBID/FURB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas e Legislação de Ensino. No âmbito da pesquisa, estuda principalmente nos seguintes temas: modos de subjetividade/subjetividades contemporâneas, políticas de educação/políticas de formação docente, práticas pedagógicas contemporâneas.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Degenhart, L., Vogt, M., & Biavatti, V. T. (2016). CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O CONTEÚDO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(1), 20–35. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i1.13644

Edição

Seção

Artigos