PRÁTICAS DE GESTÃO DE CUSTOS ADOTADAS POR ORGANIZAÇÕES PAULISTAS DO SETOR DE ABRASIVOS E REFRATÁRIOS: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores

  • Valmor Reckziegel Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Debora Gomes Machado Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Regiane de Souza Piva União de Ensino Superior do Paraná - UESPAR
  • Francielly Simões Lemke Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.13077

Palavras-chave:

Gestão de Custos, Organizações Paulistas, Setor de Abrasivos e Refratários.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a aderência/utilização das práticas de gestão de custos por organizações paulistas do setor de abrasivos e refratários, dentro do contexto de evolução dos estudos publicados por Souza, Lisboa e Rocha (2003) e Reckziegel, Souza e Diehl (2007). Inicialmente, o trabalho abordou a importância da contabilidade de custos como instrumento de controle e gestão, bem como a revisão de práticas para mensuração e gestão de custos, destacando o custeio e gestão baseada em atividades, o custo da qualidade, o custo-alvo, o custeio do ciclo de vida e a análise da cadeia de valor, defendidos por alguns autores como adequadas ao novo ambiente. O estudo foi realizado em cinco empresas pertencentes a um grupo empresarial situado na região da grande São Paulo, no intuito de investigar a realidade de setores diferentes dos abordados em estudos anteriores. Desenvolveu-se uma pesquisa levantamento, de cunho descritivo, por meio de questionário, com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam que as práticas de gestão de custos têm aceitação pelos gestores e profissionais da área, e, que dentro da necessidade informacional observa-se a aceitação por eles de novos instrumentos de gestão de custos. Especificamente com relação à aplicação do custeio e gestão baseada em atividades, os resultados demonstraram a não aceitação pelos gestores das empresas pesquisadas, confirmando resultados semelhantes aos estudos anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmor Reckziegel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Bacharel em Ciências Contábeis (UNIOESTE), Mestre em Contabilidade (UNISINOS); Doutor em Administração (UNINOVE), professor e pesquisador nas áreas de contabilidade para tomada de decisões estratégicas.

Debora Gomes Machado, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Bacharel em Ciências Contábeis (UCPEL), Mestre em Ciências Contábeis (UNISINOS), Doutora em Ciências Contábeis e Administração (FURB), Professora e pesquisadora em ensino e pesquisa e controle gerencial (FURG)

Regiane de Souza Piva, União de Ensino Superior do Paraná - UESPAR

Bacharel em Ciências Contábeis (UNIPAR), Especialista em Controladoria (FECAP), Mestre em Contabilidade (FECAP), professora e pesquisadora na área de ensino da contabilidade.

Francielly Simões Lemke, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Bacharel em Ciências Contábeis (UNIOESTE).

Downloads

Publicado

2015-11-03

Como Citar

Reckziegel, V., Machado, D. G., Piva, R. de S., & Lemke, F. S. (2015). PRÁTICAS DE GESTÃO DE CUSTOS ADOTADAS POR ORGANIZAÇÕES PAULISTAS DO SETOR DE ABRASIVOS E REFRATÁRIOS: UM ESTUDO COMPARATIVO. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(3). https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.13077

Edição

Seção

Artigos