ANÁLISE DA ADOÇÃO DAS IFRS PELAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.12959Palavras-chave:
Contratos de Construção. Adoção das IFRS. Demonstrações ContábeisResumo
Este estudo pretende analisar a adoção as normas internacionais de contabilidade relativas aos contratos de construção. O objetivo é analisar se após as mudanças na forma de contabilização dos contratos de construção através do reconhecimento das receitas, com a adoção das IFRS pelas companhias abertas brasileiras do setor de Construção, houve alteração nos resultados das Receitas de Vendas, do Patrimônio Líquido e do Lucro/Prejuízo do período. Utilizou-se o método das estatísticas descritivas, com o intuito de avaliar o comportamento dos montantes das receitas, patrimônio líquido e resultados das empresas antes e depois da adoção das IFRS, no ano de 2009. O estudo demonstrou que, após a adoção das IFRS, ocorreu aumento nos valores do Patrimônio Líquido, das Receitas de Vendas e no Lucro/Prejuízo do período. Foi utilizado ainda o teste não paramétrico de Wilcoxon, após analisar o pressuposto da normalidade por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk. Os resultados do teste de Wilcoxon demonstraram que os valores do patrimônio líquido, das receitas e do resultado das empresas do setor de Construção não sofreram variações significativas do ponto de vista estatístico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-11-03
Como Citar
Firmino, R. G., & Andrade, J. M. R. de. (2015). ANÁLISE DA ADOÇÃO DAS IFRS PELAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(3). https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.12959
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.