ANÁLISE DA ADOÇÃO DAS IFRS PELAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO

Autores

  • Rafaelle Gomes Firmino Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação pela UnB, UFPB e UFRN
  • Josélia Maria Rodrigues de Andrade Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação pela UnB, UFPB e UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.12959

Palavras-chave:

Contratos de Construção. Adoção das IFRS. Demonstrações Contábeis

Resumo

Este estudo pretende analisar a adoção as normas internacionais de contabilidade relativas aos contratos de construção. O objetivo é analisar se após as mudanças na forma de contabilização dos contratos de construção através do reconhecimento das receitas, com a adoção das IFRS pelas companhias abertas brasileiras do setor de Construção, houve alteração nos resultados das Receitas de Vendas, do Patrimônio Líquido e do Lucro/Prejuízo do período. Utilizou-se o método das estatísticas descritivas, com o intuito de avaliar o comportamento dos montantes das receitas, patrimônio líquido e resultados das empresas antes e depois da adoção das IFRS, no ano de 2009. O estudo demonstrou que, após a adoção das IFRS, ocorreu aumento nos valores do Patrimônio Líquido, das Receitas de Vendas e no Lucro/Prejuízo do período. Foi utilizado ainda o teste não paramétrico de Wilcoxon, após analisar o pressuposto da normalidade por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk. Os resultados do teste de Wilcoxon demonstraram que os valores do patrimônio líquido, das receitas e do resultado das empresas do setor de Construção não sofreram variações significativas do ponto de vista estatístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaelle Gomes Firmino, Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação pela UnB, UFPB e UFRN

Mestre pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação pela UnB, UFPB e UFRN

Josélia Maria Rodrigues de Andrade, Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação pela UnB, UFPB e UFRN.

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação pela UnB, UFPB e UFRN, Docente da FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU - Natal/RN e da UnP - UNIVERSIDADE POTIGUAR - Natal/RN e Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da FAMEC - Parnamirim/RN. Contadora e Consultora. Experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

2015-11-03

Como Citar

Firmino, R. G., & Andrade, J. M. R. de. (2015). ANÁLISE DA ADOÇÃO DAS IFRS PELAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(3). https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.12959

Edição

Seção

Artigos