A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO UM DIFERENCIAL NAS DECISÕES DE CONSUMO E INVESTIMENTO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA GRANDE JOÃO PESSOA
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.12902Palavras-chave:
Contabilidade, Finanças PessoaisResumo
Sabendo-se que para os que objetivam uma saúde financeira, conhecimentos úteis, ferramentas adequadas para lidar melhor com o dinheiro, bem como não prejudicar o orçamento ao final do mês, a Educação Financeira é imprescindível nas decisões de consumo e investimento, a presente pesquisa tem como intuito descrever o nível de educação financeira dos jovens estudantes de Ciências Contábeis. Quanto à metodologia, foi realizada a aplicação de questionários aplicados a alunos iniciantes e concluintes de Contabilidade, em cinco instituições de ensino da grande João Pessoa, quatro particulares e uma pública, sendo utilizado o programa estatístico SPSS para tabular os dados. Constatou-se que as mães com maior instrução acadêmica auxiliam para uma melhor educação financeira dos seus filhos, respondido pelo teste de Mann-Whitney U. Os respondentes em uma percentagem considerável optaram pela estabilidade nos retornos dos investimentos em detrimento aos riscos. E dos que afirmaram não possuir dívidas, muitos alunos demonstram se preocupar com a qualidade e preços dos produtos que adquirem, bem como preferir a estabilidade da poupança em detrimento aos financiamentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-11-03
Como Citar
Correia, T. de S., Lucena, W. G. L., & Gadelha, K. A. D. L. (2015). A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO UM DIFERENCIAL NAS DECISÕES DE CONSUMO E INVESTIMENTO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA GRANDE JOÃO PESSOA. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(3). https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.12902
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.