A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO UM DIFERENCIAL NAS DECISÕES DE CONSUMO E INVESTIMENTO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA GRANDE JOÃO PESSOA

Autores

  • Thamirys de Sousa Correia Universidade Federal da Paraíba
  • Wenner Glaucio Lopes Lucena Universidade Federal da Paraíba
  • Kalyne Amaral Di Lorenzo Gadelha Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.12902

Palavras-chave:

Contabilidade, Finanças Pessoais

Resumo

Sabendo-se que para os que objetivam uma saúde financeira, conhecimentos úteis, ferramentas adequadas para lidar melhor com o dinheiro, bem como não prejudicar o orçamento ao final do mês, a Educação Financeira é imprescindível nas decisões de consumo e investimento, a presente pesquisa tem como intuito descrever o nível de educação financeira dos jovens estudantes de Ciências Contábeis. Quanto à metodologia, foi realizada a aplicação de questionários aplicados a alunos iniciantes e concluintes de Contabilidade, em cinco instituições de ensino da grande João Pessoa, quatro particulares e uma pública, sendo utilizado o programa estatístico SPSS para tabular os dados. Constatou-se que as mães com maior instrução acadêmica auxiliam para uma melhor educação financeira dos seus filhos, respondido pelo teste de Mann-Whitney U. Os respondentes em uma percentagem considerável optaram pela estabilidade nos retornos dos investimentos em detrimento aos riscos. E dos que afirmaram não possuir dívidas, muitos alunos demonstram se preocupar com a qualidade e preços dos produtos que adquirem, bem como preferir a estabilidade da poupança em detrimento aos financiamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamirys de Sousa Correia, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Sociais Aplicada - CCSA - Campus de João Pessoa. Departamento de Finanças e Contabilidade - DFC.

Wenner Glaucio Lopes Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. Professor Adjunto Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Centro de Ciências Sociais Aplicada - CCSA - Campus de João Pessoa. Departamento de Finanças e Contabilidade - DFC.

Kalyne Amaral Di Lorenzo Gadelha, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Sociais Aplicada - CCSA - Campus de João Pessoa. Departamento de Finanças e Contabilidade - DFC.

Downloads

Publicado

2015-11-03

Como Citar

Correia, T. de S., Lucena, W. G. L., & Gadelha, K. A. D. L. (2015). A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO UM DIFERENCIAL NAS DECISÕES DE CONSUMO E INVESTIMENTO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA GRANDE JOÃO PESSOA. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(3). https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i3.12902

Edição

Seção

Artigos