MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Mariana Silva Amaral Universidade Federal de Uberlandia
  • Diane Rossi Maximiano Reina Universidade Federal de Uberlandia
  • Donizete Reina Universidade Federal do Espírito Santo
  • Silvio Freitas da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i2.11901

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Aprendizagem Baseada em Problemas, Método Tradicional. Método do Caso.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é investigar os métodos de ensino utilizados pelos docentes no processo de aprendizagem do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição pública de Minas Gerais. A pesquisa aborda o método tradicional de ensino e dois métodos considerados ativos, o método do caso e o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Justifica-se a elaboração deste trabalho pela importância dos métodos de ensino utilizados pelos docentes no processo de aprendizagem. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva; para a coleta de dados, utiliza a técnica de pesquisa levantamento; com abordagem qualitativa dos dados; a amostra é composta por 21 professores que ministraram disciplinas no curso de Ciências Contábeis no segundo semestre de 2013, representando 39,62% do total da população. Dentre os resultados obtidos podemos destacar: o perfil dos docentes do curso de Ciências Contábeis é composto por profissionais que possuem doutorado, a maioria tem entre 10 a 20 anos de experiência em docência e já participaram de eventos relacionados às metodologias de ensino; a metodologia de ensino mais utilizado pelos docentes é o método tradicional e o mesmo também é apontado como o mais importante dentre os métodos investigados para o aprendizado do aluno. Entretanto observamos que não há “uma” metodologia de ensino eficiente, uma vez que todas se completam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

Amaral, M. S., Reina, D. R. M., Reina, D., & da Silva, S. F. (2015). MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(2). https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i2.11901

Edição

Seção

Artigos