MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i2.11901Palavras-chave:
Metodologia de ensino, Aprendizagem Baseada em Problemas, Método Tradicional. Método do Caso.Resumo
O objetivo geral deste trabalho é investigar os métodos de ensino utilizados pelos docentes no processo de aprendizagem do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição pública de Minas Gerais. A pesquisa aborda o método tradicional de ensino e dois métodos considerados ativos, o método do caso e o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Justifica-se a elaboração deste trabalho pela importância dos métodos de ensino utilizados pelos docentes no processo de aprendizagem. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva; para a coleta de dados, utiliza a técnica de pesquisa levantamento; com abordagem qualitativa dos dados; a amostra é composta por 21 professores que ministraram disciplinas no curso de Ciências Contábeis no segundo semestre de 2013, representando 39,62% do total da população. Dentre os resultados obtidos podemos destacar: o perfil dos docentes do curso de Ciências Contábeis é composto por profissionais que possuem doutorado, a maioria tem entre 10 a 20 anos de experiência em docência e já participaram de eventos relacionados às metodologias de ensino; a metodologia de ensino mais utilizado pelos docentes é o método tradicional e o mesmo também é apontado como o mais importante dentre os métodos investigados para o aprendizado do aluno. Entretanto observamos que não há “uma” metodologia de ensino eficiente, uma vez que todas se completam.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-05-15
Como Citar
Amaral, M. S., Reina, D. R. M., Reina, D., & da Silva, S. F. (2015). MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(2). https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i2.11901
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.