A EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE CUSTO POR ALUNO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DE 2002 A 2012 CONFORME METODOLOGIA DO TCU
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i2.10977Palavras-chave:
Tribunal de Contas da União. Universidade Federal de Santa Catarina. Indicadores de desempenho. Custo corrente por aluno equivalente.Resumo
As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras têm apresentado desde 2002 uma sequência de nove de indicadores de gestão propostos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por meio da Decisão TCU n.º 408/2002. O foco desta pesquisa concentra-se no primeiro indicador – custo corrente / aluno equivalente – que a partir de 2006 passou a ser apresentado de duas formas: com e sem custos do Hospital Universitário (HU). Este artigo tem por objetivo apresentar a evolução e considerações sobre os indicadores de custo por aluno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com base na metodologia do TCU entre os anos de 2002 e 2012, considerando os efeitos inflacionários e a influência das variáveis envolvidas. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa e quantitativa; em relação aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva. Foi procedida a uma pesquisa documental com base em dados reais contidos nos Relatórios de Gestão (RG) da UFSC de 2003 a 2012. No período, observou-se uma elevação nos custos evidenciados pelos indicadores, causada principalmente pelo aumento dos custos correntes totais com e sem HU, considerando que não houve uma variação significativa no número de alunos equivalentes.Downloads
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Publicado
2015-05-15
Como Citar
Campagnoni, M., & Platt Neto, O. A. (2015). A EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE CUSTO POR ALUNO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DE 2002 A 2012 CONFORME METODOLOGIA DO TCU. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(2). https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i2.10977
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