A EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE CUSTO POR ALUNO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DE 2002 A 2012 CONFORME METODOLOGIA DO TCU

Autores

  • Mariana Campagnoni Universidade Federal de Santa Catarina
  • Orion Augusto Platt Neto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i2.10977

Palavras-chave:

Tribunal de Contas da União. Universidade Federal de Santa Catarina. Indicadores de desempenho. Custo corrente por aluno equivalente.

Resumo

As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras têm apresentado desde 2002 uma sequência de nove de indicadores de gestão propostos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por meio da Decisão TCU n.º 408/2002. O foco desta pesquisa concentra-se no primeiro indicador – custo corrente / aluno equivalente – que a partir de 2006 passou a ser apresentado de duas formas: com e sem custos do Hospital Universitário (HU). Este artigo tem por objetivo apresentar a evolução e considerações sobre os indicadores de custo por aluno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com base na metodologia do TCU entre os anos de 2002 e 2012, considerando os efeitos inflacionários e a influência das variáveis envolvidas. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa e quantitativa; em relação aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva. Foi procedida a uma pesquisa documental com base em dados reais contidos nos Relatórios de Gestão (RG) da UFSC de 2003 a 2012. No período, observou-se uma elevação nos custos evidenciados pelos indicadores, causada principalmente pelo aumento dos custos correntes totais com e sem HU, considerando que não houve uma variação significativa no número de alunos equivalentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Campagnoni, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Orion Augusto Platt Neto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Contador registrado, graduado em Ciências Contábeis (1999), mestre em Gestão de Negócios (2002) e doutor em Inteligência Organizacional (2005), ambos pelo Programa de Engenharia de Produção da UFSC. Trabalhou no mercado financeiro (fundo de pensão); em Contabilidade Gerencial (em associação privada); e no Serviço Público Federal, tendo ocupado o cargo de Contador e a função de Auditor.

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

Campagnoni, M., & Platt Neto, O. A. (2015). A EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE CUSTO POR ALUNO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DE 2002 A 2012 CONFORME METODOLOGIA DO TCU. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(2). https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i2.10977

Edição

Seção

Artigos