COMPETÊNCIAS DIDÁTICAS DOS PROFESSORES DE CURSOS DE MBAs

Autores

  • Josué Ladir Queiroz Rezende Universidade Federal de Uberlândia
  • Andreia Alves Souza Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia
  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i2.10184

Palavras-chave:

Didática. Saberes. Deficiências. Administração.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar as deficiências pedagógicas dos docentes de cursos de MBAs (Master’s in Business Administration) de uma universidade pública brasileira, realizando-se, para tanto, uma pesquisa quantitativa. A partir de uma revisão de literatura, foram formuladas as variáveis do estudo e, em seguida, desenvolveu-se um estudo de campo, utilizando-se o método survey, com a aplicação de um questionário junto a 116 estudantes de pós-graduação (MBAs) na área de negócios, matriculados em uma instituição de ensino público brasileira. Os dados obtidos foram avaliados por meio da análise fatorial exploratória, o que permitiu analisar a estrutura das inter-relações (correlações) entre as variáveis propostas no estudo. Como resultados, os fatores determinantes identificados evidenciam quatro diferentes dimensões: Deficiências Didáticas (F1); Deficiências de Relacionamento e Interação (F2); Deficiências de Comunicação (F3); e Deficiências de Domínio de Conteúdo (F4). Os quatro fatores encontrados explicam 66,43% das variações das medidas originais, o que indica um bom nível de representação dos dados. Os resultados mostraram que as deficiências estudadas não estão presentes no grupo de professores investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josué Ladir Queiroz Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Contador com Especialização em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia

Andreia Alves Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Contadora pela Universidade Federal de Uberlândia

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Coordenador dos cursos de graduação em Ciências Contábeis na FACIC/UFU

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

Rezende, J. L. Q., Souza, A. A., Miranda, G. J., & Leal, E. A. (2015). COMPETÊNCIAS DIDÁTICAS DOS PROFESSORES DE CURSOS DE MBAs. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(2). https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i2.10184

Edição

Seção

Artigos