Sistemas de criação de ovinos e ocorrência de anticorpos contra o vírus da Maedi-Visna na microrregião de Juazeiro, BA

Autores

  • Priscila Martinez Martinez UFBA
  • Joselito Nunes Costa UFBA
  • Thiago Sampaio de Souza UFBA
  • Antonio Oliveira Costa Neto UEFS
  • Raymundo Rizaldo Pinheiro EMBRAPA

Resumo

Com o objetivo de se obterem informações sobre os sistemas de produção de ovinos e avaliar a frequência de anticorpos contra o vírus da Maedi-Visna (MV) em propriedades localizadas na microrregião de Juazeiro - BA, investigou-se, a partir da aplicação de questionários, algumas características de manejo sanitário, alimentar e reprodutivo em 58 propriedades nos oito municípios que compõem essa região: Juazeiro, Sento Sé, Sobradinho, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Casa Nova e Curaçá. Das propriedades visitadas, 89,6% (81,74% - 97,46%) adotavam sistema extensivo de criação e 58,6% (45,92% - 71,28%) não tinham assistência técnica. O manejo sanitário mostrou-se precário. Os produtores entrevistados apontaram a linfadenite caseosa como uma das doenças mais observadas nos rebanhos. Analisaram-se 919 amostras de soro pelo teste de Imunodifusão em Gel de Agarose (IDGA) no Laboratório de Patologia Clínica da Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral - CE. Detectaram-se quatro animais positivos. As Lentiviroses de Pequenos Ruminantes têm demonstrado, em diversos estudos, relação direta com os manejos adotados nas propriedades e introdução de tecnologias sem adequado controle sanitário. Acredita-se que o baixo número de ovinos positivos evidenciado neste levantamento deva-se ao baixo índice tecnológico adotado na região. Outra possibilidade é de que, nessa região, o rebanho de ovinos caracteriza-se pela predominância de raças nativas e sem raça definida (SRD), com poucos animais importados de outros estados e/ou países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Martinez Martinez, UFBA

Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Medicina Veterinária (EMV), Mestrado em Ciência Animal nos Trópicos, Salvador – BA, Brasil.

Joselito Nunes Costa, UFBA

Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Medicina Veterinária (EMV), Departamento de Patologia e Clínicas, Salvador – BA, Brasil.

Thiago Sampaio de Souza, UFBA

Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Medicina Veterinária (EMV), Mestrado em Ciência Animal nos Trópicos, Salvador – BA, Brasil.

Antonio Oliveira Costa Neto, UEFS

Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Ciências Biológicas, Feira de Santana – BA, Brasil.

Raymundo Rizaldo Pinheiro, EMBRAPA

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Caprinos e Ovinos (Embrapa Caprinos e Ovinos), Sobral – CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2010-06-21

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva