Atividade anti-helmíntica de folhas de “Cratyliamollis” contra nematóides gastrintestinais de caprinos

Authors

  • Fernanda Washington Mendonça-Lima OTTO WASHINGTON DE MENDONÇA E CONSUELO RIBEIRO DE MENDONÇA
  • Roberto Borges dos Santos Universidade Salvador
  • Luciano Cezar Santos FAPEX-HUPES/UFBA
  • Farouk Zacharias Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola
  • Jorge Maurício David Insituto de Química-UFBA
  • Juceni Pereira David Faculdade de Farmácia - UFBA
  • Jorge Alberto Lopez Universidade Tiradentes

Abstract

Este estudo avaliou a capacidade anti-helmíntica in vivo do extrato aquoso de folhas de C. mollis, administrado por via oral em caprinos naturalmente infectados com nematódeos gastrintestinais. Para isto, os animais foram aleatoriamente distribuídos em três grupos (grupo não tratado, grupo controle tratado com doramectina (1mL/50 kg de peso corpóreo) e grupo tratado com o extrato aquoso de C. mollis (2,5mg/ kg de peso corpóreo). Amostras de sangue e fezes foram colhidas de cada animal nos dias 0 e 30 após o tratamento para verificar parâmetros imunológicos e parasitológicos. Uma redução significativa na oviposição (61,1%) e um aumento dos níveis de IgA e eosinófilos foram observados no grupo tratado com o extrato aquoso, em comparação aos grupos controle (não tratado e tratado com doramectina). Considerando que nematódeos gastrintestinais de pequenos ruminantes causam perdas econômicas ao nível mundial, devido ao custo e à resistência aos anti-helmínticos disponíveis, além do efeito residual nos derivados animais para consumo humano, os extratos vegetais apresentam-se como uma fonte alternativa de anti-helmínticos. Assim, Cratyliamollis Mart. ExBenth é uma planta usada no semi-áridodo Nordeste brasileiro para tratardoenças e como forragem. Portanto, os resultados indicaram o potencial anti-helmíntico do extrato, embora mais estudos sejam necessários para validar seu uso para fins terapêuticos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Washington Mendonça-Lima, OTTO WASHINGTON DE MENDONÇA E CONSUELO RIBEIRO DE MENDONÇA

Faculdade de Farmácia-UFBA Departamento de Análises Clínicas Área de Imunologia

Roberto Borges dos Santos, Universidade Salvador

Morfologia e imagem em diagnóstico concernentes a disciplina de Corpo Animal que leciona. Coordena grupo de pesquisa em Tecnologias de imagem no ensino do corpo animal.

Luciano Cezar Santos, FAPEX-HUPES/UFBA

Experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunogenética, Doença Falciforme, Fitoterapia, Biologia Molecular

Farouk Zacharias, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola

Pesquisador da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A.EBDA.Professor da União Metropolitana de Educação e Cultura, da Disciplina Ovinocultura e Caprinocultura.

Jorge Maurício David, Insituto de Química-UFBA

Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Paralelamente desenvolveu atividades de pós-doutorado na Universidade de Illinois em Chicago trabalhando com química de produtos naturais. Ministra aulas em cursos de graduação (Química Orgânica) e no Programa de Pós-graduação em Química (UFBA) e em Biotecnologia (UEFS).

Juceni Pereira David, Faculdade de Farmácia - UFBA

Professora Titular da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia e onde orienta no Programa de Pós-graduação em Química e no Mestrado em Biotecnologia. Atua sem vinculo no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana e no RENORBIO. Tem experiência na área de Farmacognosia e Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, estudando as plantas medicinais e/ou endêmicas da Bahia apresentando atividades biológicas, principalmente nos temas relacionados às Leguminosae, Erythroxylum, citotoxicidade, inibidores da acetilcolinesterase e antioxidantes

Jorge Alberto Lopez, Universidade Tiradentes

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial, Universidade Tiradentes

Published

2016-10-28

Issue

Section

Clinical and Pathology