Desempenho produtivo e controle parasitologico de caprinos suplementados com frutos de umbu (“Spondias tuberosa” Arruda)

Authors

  • Thiago Vinicius Costa Nascimento Universidade Federal da Bahia
  • Daniel Maia Nogueira Embrapa Semiarido
  • Nilton de Brito Cavalcanti Embrapa Semiarido

Abstract

Os frutos nativos de plantas da Caatinga podem ser uma alternativa importante para proporcionar melhoria nos desempenhos produtivos dos caprinos na região semiárida brasileira. Objetivou-se com esse trabalho avaliar o efeito da suplementação com frutos do umbuzeiro in natura sobre o ganho de peso e o controle anti-helmíntico em caprinos mantidos em pastagem de capim-buffel na região semiárida de Pernambuco. Foram utilizados 24 cabritos castrados e mestiços, os quais foram distribuídos homogeneamente em três tratamentos: 1) Controle, alimentaram-se exclusivamente de capim-buffel (n = 8); 2), Frutos de umbu 1x por semana (n = 8), e 3), Frutos de umbu 3x por semana (n = 8). Foram realizadas as avaliações do peso corporal, contagem do número de ovos por grama de fezes (OPG) e coprocultura. O consumo médio do umbu in natura foi de 1,48 kg/animal/dia, que correspondeu a média de 133,5 g de MS/animal/dia. A suplementação com umbu não afetou (P > 0,05) nenhum dos parâmetros avaliados. O ganho de peso médio diário variou entre 108,75 e 116,70 g/animal/dia e o valor médio de OPG foi de 436 ovos. Neste estudo, os cabritos suplementados com frutos de umbu apresentaram bom desempenho produtivo, entretanto, a suplementação com umbu não controlou a infestação de nematódeos gastrintestinais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thiago Vinicius Costa Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Medico veterinário formado pela Universidade Federal da Bahia em 2010, Mestrado obtido no programa de Pós Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Vale do São Francisco no ano de 2012, Ingresso no Programa de Pós Graduação em Zootecnia da Universidade Federal da Bahia em 2012.

Daniel Maia Nogueira, Embrapa Semiarido

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1998), mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias na mesma universidade (2000) e está concluindo o doutorado pela James Cook University na Austrália (2015). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com experiência em produção e reprodução animal, atuando principalmente nos seguintes temas: inseminação artificial, dinâmica folicular ovariana e produção de cabras leiteiras.

Nilton de Brito Cavalcanti, Embrapa Semiarido

Graduado em Administração pela Faculdade de Administração de Petrolina, PE (1985) e mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1994). Atualmente é Assistente de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, lotado na Embrapa Semiárido em Petrolina, PE. Desenvolve pesquisas com plantas nativas da caatinga, voltadas para a alimentação dos animais na seca, com o aproveitamento do fruto do imbuzeiro pelos pequenos agricultores e utilização de água de chuva armazenada em barreiros e cisternas para produção de alimentos na região semiárida do Nordeste.

Published

2016-08-31

Issue

Section

Animal Production and Environment