Ontogenia e descrição embrionária em “Betta splendens”

Authors

  • Shaytner Campos Duarte UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Breno de Faria e Vasconcellos PUCGO Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Manuel Vazquez Vidal Júnior UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Andre Veloso Ferreira Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Douglas da Cruz Mattos UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Alex Trindade Branco UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense

Abstract

O processo de ontogenia pode ser descrito como o desenvolvimento do embrião desde o momento da fecundação, passando pela fase de desenvolvimento embrionário, até a eclosão ou fases posteriores. O estudo da embriogênese de uma espécie é de grande importância, por ser uma ferramenta útil no estudo do crescimento de espécies em seu ambiente natural. O presente trabalho teve por objetivo descrever a ontogenia inicial em embriões da espécie Betta splendens, uma das espécies ornamentais que mais se destaca devido ao grande interesse comercial, mediante a observação e registro dos principais estádios do desenvolvimento embrionário, contribuindo dessa forma para um melhor conhecimento da biologia da espécie. Foi possível observar que com o desenvolvimento embrionário, houve uma diminuição no volume do vitelo principalmente nas fases finais desse período. As larvas recém eclodidas observadas no presente estudo não utilizaram alimentos de fonte exógena. O embrião de B. splendens apresentou fases de desenvolvimento embrionário semelhantes aquelas observadas em outras espécies de teleósteos. A 1ª. divisão celular/blástula foi observada à 1 HPF (Hora Pós-Fecundação) até as 7.5 HPF; o período de gástrula foi observado a partir de 8.5 HPF até 14.5 HPF; o período de organogênese foi de 15 HPF até o momento da eclosão, às 38 HPF.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Shaytner Campos Duarte, UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense

Graduadoem Zootecnia pela Universidade Estadual de Goiás (2006), é Especialista em Produção Animal pela Faculdade Montes Belos (2007) e Mestre "Stricto sensu" em Aquicultura Continental pela Universidade Católica de Goiás (2009), cursa o Doutorado em Ciência Animal Área de Concentração Nutrição Animal. Atua no Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Criação de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Zootecnia, Aquicultura e Piscicultura; Políticas Públicas Agropecuárias.

Breno de Faria e Vasconcellos, PUCGO Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (1991), mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado em simulação de sistemas estocásticos, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é professor assistente da Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Melhoramento Animal e Estatística Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética quantitativa e Melhoramento Genético Animal.

Manuel Vazquez Vidal Júnior, UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense

Zootecista graduado pela Universidade Federal de Viçosa, onde também realizou seu doutorado. Foi consultor em projetos aqüícolas e pesquisador da Empresa de Pesquisas Agropecuárias de Minas Gerais (EPAMIG). Atuou como colaborador do Centro Universitário de Vila Velha (UVV) e atualmente é professor de aqüicultura da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), onde leciona nos cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, além do programa de pós-graduação em Produção Animal. Os principais interesses de pesquisa são a nutrição e o manejo de peixes dulcícolas, com ênfase nos peixes de interesse ornamental.

Andre Veloso Ferreira, Universidade Estadual do Norte Fluminense

doutor em ciência animal, centro de ciências e tecnologias agropecuárias, laboratório de zootecnia e nutrição animal

Douglas da Cruz Mattos, UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutorando LZNA/CCTA/UENF

Alex Trindade Branco, UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense

Zootecnista - Bolsista de IC

Published

2012-09-28

Issue

Section

Fisheries / Aquaculture