Parâmetros fisiológicos e desempenho para ovelhas Santa Inês e cordeiros ½ Dorper - Santa Inês nas estações verão e inverno

Autores

  • Edicarlos Oliveira Queiroz UNIVAR (Faculdades Unidas do Vale do Araguaia)
  • Francisco de Assis Fonseca de Macedo UEM
  • Orlando Rus Barbosa UEM
  • Vittor Zancanela UEM
  • Natália Holtz Alves Pedroso Mora UEM
  • Márcio Antonio Baliscei EMATER

Resumo

Objetivou-se avaliar os parâmetros fisiológicos e o desempenho de ovelhas da raça Santa Inês e cordeiros ½ Dorper - Santa Inês nas estações verão e inverno. Foram utilizadas 160 ovelhas da raça Santa Inês e 189 cordeiros ½ Dorper - Santa Inês em delineamento inteiramente casualizado distribuídas em dois tratamentos, verão: 80 ovelhas e 92 cordeiros e no inverno: 80 ovelhas e 97 cordeiros. Registrou-se os parâmetros ambientais, temperatura do ar (TaoC), umidade relativa (UR%), velocidade do vento (Vv m.s-1) e temperatura do globo negro (TgoC) e parâmetros fisiológicos, temperatura retal (TRoC), frequência respiratória (FR mov.min-1) e frequência cardíaca (FC bat.min-1). A condição corporal das ovelhas foi aferida ao parto. No terço final de gestação verificou-se efeito significativo (P < 0,05) para TR, FR e FC nas ovelhas, em que no verão os valores foram, respectivamente, 40,63oC, 102,58 (mov.min-1) e 128,34 (bat.min-1) com ICT 46, e no inverno foi de 38,34oC, 35,71 (mov.min-1), 77,96 ( bat.min-1) com ICT de 14. Os valores de TR, FR e FC ao parto e ao desmame também foram significativas entre as estações verão e inverno. Foram verificadas diferenças (P < 0,05) para a TR, FR e FC dos cordeiros ao nascimento e ao desmame entre o verão e inverno. O peso ao nascer (4,51±2,86) e ao desmame (16,91±3,91) foram superiores para os cordeiros nascidos no verão. Durante o verão, ovelhas da raça Santa Inês foram superiores em escore de condição corporal, favorecendo nascimentos de cordeiros mais pesados e consequentemente peso ao desmame superior, com taxa de sobrevivência acima da encontrada no inverno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edicarlos Oliveira Queiroz, UNIVAR (Faculdades Unidas do Vale do Araguaia)

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Mato Grosso Campus de Rondonópolis (2006), Mestrado em Produção Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ( UNESP). Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá.Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo de Animais, atuando principalmente no seguinte tema: Ovinocultura, Bioclimatologia, Etologia.

Francisco de Assis Fonseca de Macedo, UEM

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e Pós-doutorado em metodologia de análise sensorial de carne, na Universidade de Zaragoza-Espanha. Professor associado C da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção de carne de ovinos e Caprinos e Qualidade de carne. Pesquisador 1 C do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa (CNPq).

Orlando Rus Barbosa, UEM

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Atualmente é membro efetivo da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, desempenho, bem-estar em ovinos, bovinos de corte e leite, comportamento, sistemas silvipastoril, reprodução e o ambiente.

Vittor Zancanela, UEM

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (Produção Animal - Nutrição de Não Ruminantes) - 2012. Atualmente Doutorando do Programa de Pós - Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá. Possui experiência na área de Zootecnia com ênfase em nutrição e alimentação animal, determinação de exigências nutricionais, composição química corporal e análise de alimentos na alimentação animal.

Natália Holtz Alves Pedroso Mora, UEM

Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em produção e qualidade de carne ovina.

Márcio Antonio Baliscei, EMATER

Mestre em Zootecnia, zootecnista da Emater

Downloads

Publicado

2015-03-30

Edição

Seção

Produção Animal e Ambiente