Diagnóstico do perfil do consumidor de carne suína no município de Aquidauana-MS
Resumo
Este trabalho foi conduzido com o objetivo de diagnosticar o perfil do consumidor de carne suína no município de Aquidauana-MS quanto ao conhecimento do produto e os fatores relacionados à escolha, periodicidade e quantidade de carne consumida. O diagnóstico foi realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas com consumidores diretamente nos postos de venda. Houve preferência no consumo de carne bovina, frango e peixes, e a carne suína mostrou-se a menos consumida, porém, uma parcela expressiva da população afirmou estar disposta a aumentar este consumo. A maior frequência de consumo de carne suína foi de uma vez ao mês e os processados mais consumidos foram: mortadela, presunto, linguiça calabresa e bacon. Os motivos para não consumir carne suína foram relacionados ao fato de ser uma carne pouco apreciada, e ser considerado um alimento que faz mal a saúde devido ao alto teor de gordura e colesterol. O desconhecimento das formas de criação, procedência, aspectos nutricionais, e possíveis formas de se comprar e preparar a carne suína levou a ratificar o seu baixo consumo local. Os consumidores de carne suína consideram este um alimento saboroso e macio, entretanto, pouco saudável e caro. Entre os fatores que poderiam elevar o consumo destacaram-se promoções, redução dos teores de gordura e colesterol e redução de preço. Sugerem-se campanhas que visem o aumento do consumo da carne suína baseadas em preços baixos, em esclarecimentos a respeito das qualidades nutricionais e sanitárias, e em ações que permitam à população descobrir novas formas de preparo e consumo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-03-16
Edição
Seção
Agronegócio
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons