Percepção de consumidores paulistas em relação à carne ovina: análise fatorial por componentes principais

Autores

  • Ricardo Firetti APTA
  • Celso da Costa Carrer FZEA-USP
  • Vivian Lara Silva FZEA-USP
  • Marco Antônio Trindade FZEA-USP
  • Silvio César de Souza SEBRAE/SP
  • Holmer Savastano Júnior FZEA-USP
  • Marcelo Machado de Luca de Oliveira Ribeiro FZEA/USP

Resumo

Neste trabalho, o objetivo foi identificar conceitos ligados a preferências e satisfação de consumidores paulistas em relação à qualidade da carne ovina (cor, sabor, maciez, suculência e gordura), valor nutricional, segurança alimentar, disponibilidade, local de compra e satisfação com o produto adquirido (cortes, embalagens, origem, preço). Para isso, realizou-se levantamento com a aplicação de 93 questionários com 33 perguntas aos consumidores de carne ovina, e os dados obtidos foram submetidos à análise fatorial por componentes principais e distribuição de frequências. Os consumidores apontaram como pontos fracos da cadeia de comercialização: baixa disponibilidade do produto e preços elevados. Os resultados indicam a possibilidade de segmentação de mercado em função da escolaridade e renda, em que características como a quantidade de gordura e sabor devem ser consideradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Firetti, APTA

Zootecnista graduado pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos/USP concluiu o mestrado na área de Qualidade e Produtividade em 2004 na mesma instituição. Cursa Especialização em Economia Empresarial na Universidade Estadual de Londrina (CESA-ITEDES). É Pesquisador Cientifico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) na área de Economia do Desenvolvimento Regional. Sua produção bibliográfica é composta por 27 artigos em periódicos e 13 comunicações em Congressos. Entre 2002 e 2009 participou de 12 projetos de pesquisa, inclusive em associação à iniciativa privada, e do desenvolvimento de 2 softwares de gestão de processos. Em suas atividades profissionais interagiu com 35 colaboradores. Palvras Chave: zootecnia; economia rural; comunicação rural; sociologia rural; desenvolvimento econômico; aquicultura; agronegócio; estatistica multivariada

Downloads

Publicado

2010-03-19

Edição

Seção

Agronegócio