Uso de N-alcanos para estimar o consumo e a digestibilidade da pastagem de coastcross-1 consorciada com "Arachis pintoi"

Autores

  • Wagner Paris UTFPR
  • Ulysses Cecato UEM
  • Nelson Fukumoto PUC-PR
  • Julio Cesar Damasceno UEM
  • Leandro Barbeiro UNESP
  • Luis Fernando Glasenapp Menezes

Resumo

O experimento foi realizado com o objetivo de determinar o perfil dos alcanos (C27 a C35), o consumo e a digestibilidade da matéria seca do pasto de Coastcross-1 consorciada com Arachis pintoi com e sem adubação nitrogenada em dois períodos (dezembro/2003 e abril/2004). Os tratamentos avaliados foram: CA0 = Coastcross + Arachis pintoi sem N; CA100 = Coastcross + Arachis pintoi com 100 Kg de N; CA200 = Coastcross + Arachis pintoi com 200 kg de N e C200 = Coastcross com 200 kg de N. O período experimental foi de 8 dias, 3 dias para o indicador administrado (C32 em peletes de celulose) e 5 dias de coleta de fezes, diretamente no reto do animal. Utilizou-se um delineamento em blocos ao acaso com duas repetições. Foram utilizadas 16 novilhas cruzadas. Nos períodos de dezembro e abril, para os constituintes do pasto, houve predomínio dos n-alcanos de cadeia ímpar, principalmente para aqueles de maior comprimento de cadeia (C29, C31 e C33), exceção para as lâminas foliares da Coastcross que apresentou o alcano C27 em maior concentração do que o C33. As maiores quantidades de n-alcanos C31 e C33 ocorreram no mês de dezembro. O consumo dos animais e a digestibilidade do pasto não apresentaram diferenças (P>0,05). Os valores dos CDMS, com utilização dos n-alcanos, foram semelhantes aos CDMS in vitro das lâminas foliares da Coastcross

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Paris, UTFPR

Professor de Ensino de 1 e 2 grau da Universidade Tecnologica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos. Coordenador do Curso de Zootecnia, Atua na área de produção de ruminantes e forragicultura.

Ulysses Cecato, UEM

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação de Zootecnia da UEM. Atua nas área de Forragicultura e Pastagens

Nelson Fukumoto, PUC-PR

Professor doutor da PUC-PR Campus Toledo, atua nas áreas de nutrição animal e produção de ruminantes

Julio Cesar Damasceno, UEM

Professor Doutor do programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UEM. Atua na área de Nutrição de Ruminantes e pastagem.

Leandro Barbeiro, UNESP

Aluno de Doutorado da UNESP campus de Jaboticabal, atua na área de forragicultura e pastagens.

Downloads

Publicado

2009-09-25

Edição

Seção

Forragicultura e Pastagens